O IMPACTO DO ATRASO NO RECEBIMENTO SOBRE O FLUXO DE CAIXA E A DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO
- custoseganhosconsu
- 22 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de abr. de 2024
No dia esperado, a previsão era de receber cerca de R$ 10 mil. Contudo, por algum motivo, um dos clientes deixou de efetuar o pagamento, resultando em uma entrada de apenas R$ 8 mil no fluxo de caixa. Diante disso, surge a questão: o que fazer com os R$ 2 mil que faltaram? Essas simples ocorrências podem gerar distorções significativas, deixando o empreendedor iniciante desorientado.
Você pode contar apenas com os R$ 8 mil como entrada e se ajustar para equilibrar o movimento financeiro do dia. No entanto, o que fazer com os R$ 2 mil que sei que tenho para receber, mas não posso considerar no fluxo? A primeira ação é entrar em contato com o cliente para entender a situação e descobrir a data mais provável para o recebimento, buscando assim recompor o fluxo.
Não importa se demora 1 dia ou 10 dias para ser recebido, ou até mesmo se não há uma previsão clara de quando será pago, seu controle deve garantir o domínio e a segurança de todas as faturas de clientes em atraso. Isso faz parte do negócio, e você precisa de ferramentas e métodos para controlar as contas a receber.
A conta de receita no demonstrativo está incorreta, e como devo proceder? A entrada seria de R$ 10 mil, mas apenas R$ 8 mil foram recebidos. Qual dos dois valores devo lançar como receita? Você pode adotar o critério de ser fiel à entrada líquida, aconteça o que acontecer. Isso é um método. Funciona? Sim. Assuma os 8 mil no dia em que foram recebidos, independentemente do valor que deveria ter sido recebido. E continue a monitorar a parte, as faturas atrasadas a receber.
Se o cliente não pagar, a perda já foi assumida no dia do vencimento. Se o cliente pagar, à medida que os pagamentos forem sendo recebidos, eles entrarão no fluxo de entradas e o demonstrativo será ajustado de acordo com o que realmente acontecer com o dinheiro. Existem empreendedores que administram dessa forma? Sim, existem. Mas qual é a abordagem correta? A correta é aquela que funciona a longo prazo, aquela que suporta a continuidade do negócio a longo prazo.
Se o cliente não pagou uma fatura no vencimento, esse valor não entra no fluxo de caixa, mas permanece no contas a receber, no lado esquerdo do balanço, no grupo do ativo circulante, na conta Clientes a Receber. No demonstrativo de resultado, essa receita foi registrada quando a nota de venda foi emitida, portanto, o resultado não se altera só porque o cliente atrasou o pagamento.
No entanto, a orientação para lidar com essa situação é adotar o método aceito pelas regras do mercado. Isso envolve manter a receita original e estabelecer uma provisão para devedores duvidosos, com base em uma porcentagem da receita, para refletir de forma mais precisa o que realmente ocorre. Esse valor é então deduzido, ajustando a receita.
Por isso, é essencial compreender e aplicar métodos como a “provisão para devedores duvidosos” ou “provisão para créditos de liquidação duvidosa”, para garantir uma gestão financeira sólida e precisa. Aprofundaremos ainda mais esse tema no próximo vídeo, explorando como essa ferramenta pode contribuir para a saúde financeira do seu negócio.
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