top of page

DESCONTO DE DUPLICATAS: LANÇAMENTO NO SISTEMA FINANCEIRO CONTÁBIL E NÃO CONTÁBIL

  • custoseganhosconsu
  • 24 de jun.
  • 4 min de leitura

Empresas que antecipam recebíveis via desconto de duplicatas, precisam lançar essa operação no sistema. A seguir, vamos explicar como registrar, de forma prática, primeiro, no sistema financeiro contábil e depois no sistema financeiro não contábil.


No Sistema Financeiro Contábil

Suponha que uma empresa tenha uma duplicata no valor de R$ 12 mil, registrada na conta “Clientes a Receber”. Vamos assumir que a operação de antecipação foi feita com desconto no valor redondo de R$ 1 mil em juros. Assim, a empresa recebeu R$ 11 mil em sua conta bancária.


O lançamento dessa operação, no sistema financeiro contábil, ficaria o seguinte: Debita R$ 11 mil na conta Banco, do ativo circulante, e Debita R$ 1 mil na conta Despesa com Juros, de Antecipação, no grupo dos Resultados e, Credita R$ 12 mil na conta Duplicatas Descontadas, que seria um Passivo Circulante, porém, normalmente costuma-se manter esta conta, no ativo circulante, logo abaixo da conta Clientes a Receber.


Neste momento, esta duplicata ainda continua aberta na conta “Clientes a Receber”. Porém, para fins de controle, a carteira da duplicata precisa ser alterada de “Carteira Simples” para “Carteira Descontada”. Normalmente, nos sistemas contábeis, esta passagem é automática, evitando que a mesma duplicata seja descontada novamente por engano.


Com isso, estará concluído, o lançamento da parte que se refere a antecipação de recebíveis. O próximo evento, desta operação, será a data de vencimento, quando o cliente fará o pagamento. Como a duplicata foi descontada, o valor da quitação não entrará na conta corrente do banco da empresa, mas sim na conta Duplicatas Descontadas, do banco que antecipou os recursos. Este, por sua vez, enviará um relatório – antigamente chamado de “francesinha” – confirmando o pagamento.


A empresa, então, mediante a confirmação, realiza o lançamento de baixa desta nota, para encerrar a operação: debita R$ 12 mil na conta Duplicatas Descontadas, zerando o saldo que estava negativo em R$ 12 mil, e credita a conta Clientes a Receber, agora sim, zerando o saldo desta fatura.


Encerra assim, o ciclo do desconto desta duplicata. O banco já recebeu o valor do cliente, a empresa já havia recebido os R$ 11 mil antecipadamente e registrou R$ 1 mil como despesa financeira.


No Balanço, o ativo está com saldo de R$ 11 mil na conta Banco; a conta “Clientes a Receber” ficou zerada, e também a conta “Duplicatas Descontadas” ficou zerada. Na Demonstração de Resultado, aparece a Receita de R$ 12 mil no mês do faturamento e a Despesa com Juros de R$ 1 mil, totalizando um resultado líquido de R$ 11 mil.


Agora vamos ver como fica no Sistema Financeiro Não Contábil

No sistema financeiro não contábil, o lançamento do valor líquido de R$ 11 mil que entrou na conta banco, poderá ser feito via transferência entre contas, no valor líquido de R$ 11 mil, da conta Duplicatas Descontadas para a Conta banco.


Em seguida o lançamento, de mil reais referente a juro de antecipação. Incluindo um título de mil reais no "Contas a Pagar", e fazendo a baixa deste título, usando o saldo da conta Desconto de Duplicatas. Neste momento, a conta Desconto de Duplicatas, ficará com saldo negativo de R$ 12 mil, igual ao valor bruto da duplicata descontada.


Uma outra alternativa, seria o de fazer a transferência, no valor bruto de R$ 12 mil, da conta Desconto de Duplicatas para a conta Banco. E em seguida, faz a baixa do Contas a pagar, no valor de mil reais, de juros de antecipação, dando saída de mil reais, da conta banco. Assim, a conta banco recebe 2 lançamentos, a entrada no valor bruto de R$ 12mil e uma saída de mil reais, ficando o saldo líquido de R$ 11mil.


Chegando o tempo da data de vencimento, e o cliente efetuando o pagamento, vem o último passo, que é o de baixar a duplicata, no valor de R$ 12 mil, do "Contas a Receber", para a conta "Duplicatas Descontadas". Com isso, o processo todo estará encerrado. A conta "Clientes a Receber" ficará zerada. A conta "Duplicatas Descontadas", que estava com R$ 12 mil negativos, ficará zerada.


No balanço, o saldo das contas patrimoniais, ficou: a conta banco estará com saldo de R$ 11 mil líquido, resultado da entrada bruta de R$ 12 mil e pela saída de mil reais, de juro. A conta "Clientes a Receber" estará zerada, com a quitação da duplicata. E a conta "Duplicatas Descontadas", também estará zerada, depois da entrada de R$ 12 mil, vindo da baixa.


Na Demonstração de Resultado, a Receita de R$ 12 mil fica registrada no momento da baixa, e a Despesa com Juros de R$ 1 mil, lançada no momento do desconto, o que deixa um resultado líquido de R$ 11 mil, que bate com o balanço.


Esse controle passo a passo pode parecer um pouco trabalhoso no início, mas garante que a Demonstração de Resultado da empresa reflita a realidade financeira com clareza. É isso que ajuda o dono da empresa a tomar decisões melhores: saber exatamente quanto recebeu, quanto custou antecipar o recebível e quanto sobrou no final.


Tanto a empresa que utiliza sistema financeiro contábil quanto a empresa que utiliza sistema financeiro não contábil, o saldo das contas bancárias precisa bater. Para isso, os saldos das contas patrimoniais, as origens e os destinos, as entradas e as saídas, precisam zerar. Entender esse processo, marca um passo importante, conquistando experiência de administração.



Veja também no you tube:

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page