top of page

VOCÊ DEVE DEMITIR O CLIENTE

  • custoseganhosconsu
  • 31 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev. de 2022

Você conhece a parábola do ladrão de festa?


“Um dia, um rico estava dando uma festa a muitos convidados. Uma hora deu uma confusão e armou-se o maior barraco, que em poucos minutos foi contido. Passado a confusão, todos se perguntavam, o que tinha acontecido afinal? Daí, falaram que um objeto de valor tinha sumido. Um dos convidados tinha sido roubado, e todos ficaram horrorizados e murmuravam entre si e queriam saber do ladrão. Então, o anfitrião falou, em tom sinistro: “ainda não pegamos quem roubou, mas temos uma certeza; ele ainda está aqui dentro, provavelmente entre nós aqui”. De repente o clima ficou gelado, todos se puseram a segurar e proteger seus pertences pessoais e então todo mundo começou a desconfiar de todo mundo.”


Quando a desconfiança toma conta do lugar, todo mundo parece mal, afinal, qualquer um poderia ser o desonesto da turma. Desconfiar das pessoas é muito ruim, por isso devemos sempre confiar. Porém, uma coisa é confiar e outra coisa, completamente diferente, é “não desconfiar” de ninguém. O ideal seria alcançar um nível de sabedoria e percepção que conseguisse “ler a alma” das pessoas e sentir rapidamente em quem deveria prestar mais atenção.


Pensando nisso, se o conselheiro lhe avisasse que entre os seus clientes há um ladrão de lucro, você gostaria de saber quem é?


Em qualquer negócio sempre haverá um cliente em que o administrador deve prestar mais atenção, pois um cliente ladrão de lucro começa manso e por ser astuto e sagaz vende bastante e, portanto, compra bastante também. E, por conhecer bem a prática do mercado exige mais descontos.


Porém, por ser astuto, o ladrão de lucro não faz tudo de uma vez. Ele pede uma coisa hoje, outra coisa amanhã e lentamente vai minando o campo. Até que, um belo dia, o empreendedor acorda e perceber que caiu na armadilha da dependência com este cliente, de forma que não consegue viver sem o cliente, apesar de lhe “arrancar as calças”.


Você está dormindo com o cliente que é ladrão de lucro e não consegue escapar? Demita o cliente primeiro e pense nas consequências depois. Alguns clientes precisam ser demitidos para garantir a saúde do negócio. Além disso, se você tomar a decisão correta, receberá ajuda dos demais que sempre estiveram esperando você acordar.


OBS: o ladrão da parábola era o …. Mordomo da casa.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page