OS DEZ CUIDADOS ANTES DE INVESTIR NUM NEGÓCIO
- custoseganhosconsu
- há 4 dias
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Está pensando em botar o seu dinheiro em um negócio próprio? Pois é, neste momento, milhares de pessoas no país, devem estar pensando a mesma coisa. O que fazer? A primeira coisa que um prudente faz, é buscar orientações de diferentes conselheiros. A Escritura Sagrada, no livro dos Provérbios¹ ensina que; com a cooperação de muitos conselheiros, um projeto, tem grande chance de sucesso. 1 Capítulos 15, versículo 22.
Separei dez cuidados mais relevantes, para empreendedores iniciantes, baseado na experiência profissional.
1º FILOSOFIA DO NEGÓCIO.
A filosofia do negócio ou o plano de um negócio tem como objetivo descrever seu propósito e a razão da sua existência. Trata-se de colocar no papel tudo o que se pretende fazer, com o máximo de detalhes possível.
Pode sim, começar com um rascunho, desenhar ou rabiscar um plano sem se preocupar com estética. O importante é dar o primeiro passo. Um bom plano começa com o que chamamos de “Teste da Narrativa”: o empreendedor tenta convencer alguém, no caso, a si mesmo, da viabilidade e do valor da sua ideia.
É essencial registrar, por escrito, os princípios éticos e morais que nortearão o negócio. A intenção deve ser agir correto como ser humano, escolhendo fazer o certo, mesmo quando o caminho mais fácil parecer tentador. Evite atalhos que prometem facilidades. Eles geralmente cobram um preço alto mais adiante.
2º O QUÊ e PARA QUEM?
É fundamental ter absoluta clareza sobre “O QUE” você vai oferecer e “PARA QUEM”. Reflita e revise quantas vezes forem necessárias, até que essas duas respostas estejam completamente definidas na sua mente.
O produto ou serviço que você pretende oferecer deve estar muito bem compreendido por você, empreendedor. Para quem ele é destinado? Quem, de fato, comprará de você?
Quando essas respostas estiverem claras, você economiza tempo, que nem pesquisa de mercado precisa fazer. E mais: evite desperdício de tempo observando a concorrência.
3º PESSOAS
O modo como você vai cuidar das pessoas, colaboradores, fornecedores e clientes, pode determinar o resultado do negócio. Respeito, perdão e gratidão devem ser a base dos relacionamentos, despertando um espírito de cooperação voluntária, num ambiente que estimule cada um a entregar mais do que 100%. Se o negócio depender de competir com colaboradores que entregam menos, por si só, já está na desvantagem.
4º DINHEIRO
O dinheiro exige um plano financeiro, com projeção da provável receita mês a mês, para os primeiros 12 meses. Um modelo que simule uma demonstração de resultado, detalhando quanto será necessário para cobrir impostos, fornecedores, mão de obra, despesas gerais, entre outros.
Essa projeção indicará o valor necessário de capital de giro e reserva, até que o empreendimento consiga caminhar com as próprias pernas. Seja bastante realista quanto ao tempo necessário para o negócio começar a gerar retorno.
Porque é do próprio negócio que deve sair o dinheiro para pagar o investimento. O segredo é; como alcançar este ponto, o mais rápido.
5º PREÇO
Tenha o seu preço. Defina seu posicionamento antes de começar. E estabeleça, como alvo de longo prazo, conquistar clientes pela qualidade e pelo coração. Com o passar dos anos, a dependência de competir por preço deve diminuir gradualmente.
Escreva sua política de preços: aquilo que você pretende alcançar. E revise periodicamente, para garantir que ela continue alinhada à sua realidade. Nunca caia na armadilha de competir no nível mais baixo de preço.
6º MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Tenha consciência de que, em qualquer negócio, a margem de contribuição tem importância superior.
Cada coisa, cada pessoa, cada recurso, cada produto, cada serviço, enfim, tudo o que compõe o negócio, precisa ser, por si só, eficiente e lucrativo.
Use a margem como referência para decidir quais ações tomar. Você consegue melhorar a margem, sem aumentar o preço.
7º SINTONIA FINA
Ser eficiente em cada ato significa que cada um deve entregar o seu melhor para a etapa seguinte, sempre convergindo para fazer mais e melhor com cada vez menos. Essa sintonia é construída ao longo dos anos, passo a passo.
Mesmo que o negócio ainda esteja no início, mantenha na mente o ponto que se deseja alcançar. O lucro será consequência da eficiência de cada parte operando em sintonia fina.
8º IMPOSTO
Nem comece o negócio se a sua mente estiver desalinhada com o que é correto. Fique longe do antigo modelo de pensamento que leva muitos iniciantes a acreditarem que “imposto se dá um jeito”, ou que “neste país, quem paga imposto morre”.
E junte-se ao rol dos empresários alinhados com o pensamento correto: o de que, no longo prazo, só sobrevive e consegue expansão, quem trabalha de forma correta.
9º LIMPO e ARRUMADO
Mantenha limpo o lugar que costuma ser mais sujo e esquecido. Faça do banheiro o espaço mais limpo e agradável do empreendimento. Em qualquer negócio, um banheiro limpo conquista o respeito, especialmente do público feminino.
Em imóveis alugados, verifique as instalações como piso, paredes, janelas e telhado. Se necessário, reforme antes de iniciar, garantindo um estado de seminovo. Os relógios de água e luz devem ser substituídos, para que os medidores comecem zerados.
Porque, se você iniciar com uma estrutura precária, esperando melhorar depois, isso provavelmente ficará para depois, e acabará convivendo com a precariedade, afastando os clientes e dificultando o retorno deles.
10º CONTROLE RIGOROSO
Mantenha um controle financeiro rigoroso desde o início, especialmente quando o sócio aporta capital no negócio. O valor investido por cada sócio deve estar devidamente registrado no sistema.
Seja disciplinado em separar os gastos da pessoa física das despesas da pessoa jurídica. Com alguns códigos de controle, pode separar o que pertence a cada um, mesmo que os movimentos se misturem no dia a dia. Em qualquer momento, o sistema deve ser capaz de informar qual é o saldo individual de cada sócio.
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