QUANTO CUSTA UM SISTEMA MAL PARAMETRIZADO
- custoseganhosconsu
- 20 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2022
Se sua empresa vem lutando há algum tempo para baixar os custos e não tem conseguido resultados consistentes e se nesse trajeto investiu mais uma vez em um novo sistema, com a promessa de redução de custo e, está arcando com o alto custo da depreciação do novo investimento, então você não está sozinho.
Se o esforço de meses e anos parece não surtir um efeito esperado, talvez você esteja lutando contra inimigo errado. A origem do custo elevado pode não estar no sistema e nem nas máquinas, mas sim relacionado com a maneira como o seu pessoal utiliza os recursos do sistema, dos maquinários e das instalações. Além de uma falha no desenvolvimento das habilidades para converter investimentos em retornos esperados.
Ao longo dos anos de experiência, temos observado que as empresas com custo alto têm, na maioria das vezes, uma gestão centralizada e pouca liberdade. Os funcionários temem experimentar novas alternativas e adicionar algo novo ao processo, de serem audaciosos para melhorar o seu trabalho.
Uma outra causa do custo alto também pode ser os funcionários que acabam trabalhando para o sistema, quando o sistema é que deveria trabalhar para as pessoas. Prova disso são as empresas que adquirem sistemas na esperança de que solucionem seus problemas. E que, depois de meses de trabalho de implantação, estão com montanhas de processos mal parametrizados, causando o mal funcionamento do sistema. O que demonstra que um bom sistema, quando mal parametrizado, pode ficar pior do que um sistema mediano que esteja bem parametrizado.
Isso porque, um sistema mal parametrizado derruba a produtividade, desanima a equipe e torna o processo moroso porque tem que ser refeito e corrigido o erro que vem da etapa anterior. Assim, a falta de parâmetro pode onerar o custo acentuadamente, de forma com que em um determinado momento fique cada vez mais difícil o caminho de volta e o ônus do custo elevado do sistema mal parametrizado se arraste por anos.
Por isso, é preciso encarar com coragem e iniciar o quanto antes a longa empreitada de mapear cada processo da parametrização do sistema. Sendo que, muitas vezes esse trabalho é realizado com a ajuda de uma pessoa de fora, que não esteja comprometida, para enxergar o conjunto e auxiliar a dar um novo rumo na produtividade de um sistema bem parametrizado.

Comentários