PRAZO MÉDIO DE COMPRA
- custoseganhosconsu
- 10 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2022
O prazo médio de compra ou prazo médio de pagamento das compras efetuadas é um fator importante que a empresa deve acompanhar para garantir o fluxo de caixa e que ainda é motivo de dor de cabeça para muitos empresários, pois deve cobrir dois fatores que afetam o capital de giro.
O primeiro, é o tempo de estoque, que é o numero de dias que o insumo adquirido demora para ser faturado, incluindo no caso da indústria, o tempo que demora para transformar matéria prima em produto acabado. O segundo fator é o número de dias que o cliente leva para pagar o produto ou serviço adquirido.
Sendo assim, o prazo de pagamento para o fornecedor deve ser superior a soma destes dois fatores consumidores do capital de giro. Por exemplo, se a transformação de insumos em produtos acabados demorar 30 dias e demorar mais 30 dias para o estabelecimento receber do cliente, o prazo médio de compra deve ser superior a 60 dias. Caso o contrário, se o prazo médio for inferior aos 60 dias, segundo esse exemplo, ocasionará o efeito de capital de giro negativo, pois quanto menor o prazo maior será a pressão exercida sobre o seu fluxo de caixa.
Além disso, quanto maior o volume de vendas, mais insumos serão necessários, sendo que o estabelecimento precisará quita-los antes de receber do cliente. O que faz com que a reserva seja consumida rapidamente e, em pouco tempo, haja a necessidade de buscar novas fontes de dinheiro.
Isto significa perder dinheiro? Não, pois mesmo que o capital de lucro seja negativo e o estabelecimento esteja consumindo dinheiro por algum tempo, em algum momento o lucro acumulado será capaz de bancar o capital e as vendas serão realizadas com o lucro.
No caso do capital de giro ser positivo, que é quando o estabelecimento recebe do cliente antes de pagar o fornecedor, este irá gerar excedente de capital. Entretanto, essa é uma situação “delicada”, pois quanto mais se vende mais dinheiro irá aparecer no caixa. Muitas pessoas ficam com a inebriante sensação de poder ocasionada pelo dinheiro, esquecendo que o dinheiro não é delas e que está temporariamente no caixa, devendo ser administrado para o pagamento do fornecedor.
Comments