top of page

OS 5 HÁBITOS QUE ARRUÍNAM A MARGEM DE LUCRO

  • custoseganhosconsu
  • 14 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev. de 2022

Em qualquer empreendimento empresarial é de supra importância manter a margem de lucratividade para a sobrevivência e perpetuidade do negócio. Contudo, existem hábitos construídos e alimentados ao longo dos anos que arruínam a margem de lucro silenciosamente, de forma com que o empreendimento esteja constantemente com dificuldade. Você sabe quais são?


O 1º hábito é “Não perceber o medo de não perder”. Isso mesmo, a pessoa não percebe que está deixando se guiar pelo medo de não perder. Pois o medo de não dar certo, o medo do cliente dizer não, acaba criando na mente da pessoa um mantra que fica repetindo assim: “não posso perder, não posso perder, não posso perder” e com o tempo isso vira um poderoso modelo mental que influencia todas as decisões. O “medo de não perder” anula a “coragem de ganhar” e o sentimento de segurança e autoconfiança necessários para avançar e prosperar ficam acuados feito criança em um canto, de forma com que o medo norteie todas as decisões sozinho.


O 2º hábito seria o de “Não perceber que aceitou por fraqueza”. A pessoa passa a não perceber que aceitou um pedido com margem ruim por causa da sua fraqueza. Ninguém admite com aberta franqueza suas fragilidades, pelo contrário. Sendo assim, quanto mais fraca a pessoa estiver, mais tentará demonstrar força externa seja falando alto, gesticulando ou persuadindo para convencer os outros. Ou seja, a pessoa se mostra forte, mas na hora da negociação acaba fechando um contrato com condições desfavoráveis.


O 3º hábito é “Não perceber as pequenas concessões”. Este hábito age sorrateiramente, pouco a pouco, e sabe jogar com sutileza o fator tempo. A vítima aceita um pedido com baixa margem com a promessa de que “será só dessa vez”, uma justificativa semelhante ao viciado em jogo. As pequenas concessões estão presentes em quase todos os setores da nossa vida. Contudo, pequenas concessões podem provocam grandes estragos no longo prazo.


O 4º hábito é “Não perceber que mudou de ideia” A pessoa promete que é só dessa vez, mas no outro dia faz o mesmo, aceita e tolera pedidos com baixa margem devido aos medos que agem de dentro para fora. E, por ficar nesse ciclo vicioso não consegue perceber que mudou de ideia. Dessa forma, aquela margem que era ruim no começo não parece mais ser tão ruim assim. Afinal, é melhor ter pouco do que nada, não é mesmo? E assim, a capacidade de justificar-se vai crescendo na mesma velocidade em que a margem de lucro é arruinada.


Por fim, o 5º hábito é “Não perceber que perdeu a capacidade de indignar-se” Finalmente chega um ponto em que a pessoa perde a capacidade de ficar indignado com a situação que está prejudicando o seu empreendimento. Fica como que anestesiado, sem força para reagir e sem conseguir ficar bravo com o que vem acontecendo. A força dos hábitos minou pouco a pouco aquela força que pulsava quando era jovem.


Quer um negócio próspero independente das situações externas? Seja corajoso, se desfaça desses hábitos, saia destas armadilhas e destrua os anos de maus hábitos acumulados. Passe por cima da vergonha, e volte a agir com aquela energia de quando iniciou o empreendimento.


Posts recentes

Ver tudo
ALGUNS CUIDADOS COM O USO DO PIX

As instituições religiosas como templos e igrejas recebem muitas doações em moedas e cédulas de pequeno valor. Estes “dinheiros pequenos”...

 
 
 

Comments


bottom of page