top of page

O CUSTO DAS HORAS DO SERVIÇO DE PORTARIA

  • custoseganhosconsu
  • 25 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev. de 2022

Um cliente que contrata o serviço de portaria para uma posição de 24 horas por dia, 7 dias por semana, está contratando a cobertura de 168 horas semanais. Para calcular o custo por hora de serviço de um contrato como este é necessário calcular, antes de tudo a quantidade de horas por mês, uma vez que a maioria dos gastos ocorrerão em bases mensais.


Para começar o cálculo, é melhor partir da base anual de 365,25 dias, considerando o ano bissexto, o que dará 8.766 horas por ano. Ou seja, cobrir 168 horas por semana significa trabalhar 8.766 horas no ano. E, ao dividir esse número por 12 meses, o resultado será 730,5 horas por mês.


Se cada porteiro trabalha 44 horas semanais e 4,35 semanas por mês, este contribui então com 191,4 horas por mês. Logo, se é necessário cobrir 730,5 horas no mês, precisará de 3,82 porteiros. O que significa que ao contratar 4 porteiros irá sobrar horas, enquanto com 3 porteiros irá faltar horas. Porém, na prática do dia a dia, é possível cobrir com 3 porteiros e pagar hora extra ou remanejar horas de outros postos na escala de 12 por 36 ou no sistema 4 x 2, o que apresentar o menor custo. O importante é ter a consciência de que no decorrer de 12 meses irá custar as 8.766 horas.


Além disso, é necessário somar aos custos os encargos sociais como salário família, auxílio família, auxílio doença, acidente de trabalho, licença maternidade e paternidade, faltas e atrasos abonados, adicional noturno, horas extras, DSR sobre adicional noturno e as horas extras, custo do domingo não folgado, férias, adicional de 1/3 das férias, 13º salário, INSS patronal mais o sistema S (Sesc, Sesi, Senai, Sebrae), FGTS mais o FGTS indenizado, aviso prévio indenizado, custo da rescisão contratual e eventual indenização.


Ainda tem os custos com benefícios como o vale transporte, vale refeição, cesta básica, seguro de vida, custo com uniformes e demais benefícios, além de incluir o custo da reserva técnica e de folguistas.


Sendo assim, para se calcular o custo por hora, é necessário somar todos esses custos e dividir pelas horas mensais de 730,5. Depois é só calcular o preço colocando a margem de lucro do negócio e incluindo os impostos incidentes sobre a nota fiscal emitida.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page