top of page

LIDERANÇA E NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO

  • custoseganhosconsu
  • 16 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de fev. de 2022

Diferente do que muitos empreendedores acreditam o sucesso de um negócio está relacionado ao tipo de liderança exercido. Por isso, a gestão falha ainda é um dos principais motivos que impedem um negócio de alcançar seus objetivos e metas. A fim de garantir bons resultados, é fundamental não só conhecer afundo a empresa como os seus colaboradores.


Você sabe qual é o estilo de liderança mais indicado para a sua empresa? Existem, basicamente, 04 estilos diferentes (direção, coaching, apoio e delegação) que correspondem a níveis de desenvolvimento próprio, que variam em baixa competência a alto empenho.


Principiante Empolgado (varia entre baixa competência e alto empenho); Aprendiz Decepcionado (baixa competência e baixo empenho); Colaborador Capaz Mas cauteloso (competência entre moderada a alta com um empenho variável); Realizador Autoconfiante (alta competência e alto empenho)


Para compreender melhor os estilos de liderança e níveis de desenvolvimento de forma a auxiliar a identificar se está sendo utilizado o perfil mais adequado, nos diferentes setores, em seu empreendimento, segue um exemplo clássico:


Um vendedor novato (principiante empolgado), apesar da sua falta de habilidade, está entusiasmado e ansioso para aprender. Nesta fase, o estilo de liderança de Direção é o mais apropriado, uma vez que além de ensinar todas as etapas do serviço é possível elaborar um plano detalhado de desenvolvimento pessoal.


Após algumas semanas o vendedor novato chega à conclusão de que vender é mais difícil do que ele pensava. Nesta fase ele é um Aprendiz Decepcionado e precisa de um estilo de liderança de Coaching, com alto grau de direção e de apoio. É importante que, nesse momento, o líder tenha maior proximidade de forma a conversar com o vendedor, dar conselhos, elogiar e apoiar, com o objetivo de aumentar a autoconfiança do colaborador.


Depois de um tempo, esse mesmo vendedor já adquiriu boas habilidades em vendas, e começa a se questiona se já é capaz de atuar por conta própria. Neste estágio o vendedor é um Colaborador Capaz Mas Cauteloso. Por isso, a liderança de Apoio é o melhor caminho, pois precisa de apoio para elevar a sua autoconfiança, embora já esteja certo do caminho que quer trilhar.


Por fim, com o passar do tempo e com mais experiência, o vendedor já domina as tarefas e habilidades pertinentes, demonstra confiança plena em si e consegue trabalhar por conta própria. O que faz dele um Realizador Autoconfiante. Nessa etapa, é mais indicado e adequado um estilo de liderança de Delegação, pois possibilita o colaborador a começar a assumir as responsabilidades pelas suas decisões. Sendo assim, cabe ao líder proporcionar autonomia, demonstrar confiança, reconhecer o seu desempenho e desafiar os seus limites.


Fonte:Liderança de Alto Nível / Ken Blanchard. – Porto Alegre: Bookman, 2011.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page