INFORMALIDADE: É ISSO QUE QUER?
- custoseganhosconsu
- 21 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2022
Ao iniciar um empreendimento recomenda-se iniciar a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço testando o mercado antes de formalizar o negócio. O motivo é a burocracia que envolve a abertura de uma empresa, os custos para mantê-la aberta, e a dor de cabeça que terá, caso pretenda encerrar a empresa. Como o índice de mortalidade das empresas no Brasil é muito alto, é prudente que a formalização ocorra depois que o empreendedor adquira certa segurança do caminho que está trilhando.
E o que um empreendedor que já está no mercado há algum tempo e já se firmou como um fabricante ou prestador de serviço, mas ainda não formalizou, deve fazer? Primeiro é necessário responder uma pergunta: “É seu sonho se manter na informalidade? ”. Provavelmente, a maioria dos empreendedores responderão que não!
A importância de sonhar alto está presente neste momento. Para sonhar não se paga nada e ainda tem a grande vantagem de transformar o sonho em realidade. Por isso, se ficar à mercê do tempo para formalizar o negócio, o empreendedor corre o risco de se acostumar com a informalidade e, quanto mais tempo passar, tem menos coragem para formalizar o negócio.
Da mesma forma que todas as famílias desejam uma casa própria, quem não sonha com um negócio próprio, bem-sucedido e totalmente formalizado? Qual empresário não gostaria de um escritório próprio? Que cidadão não gostaria de contribuir com o teto da previdência para uma aposentadoria que assegure um mínimo de qualidade de vida, quando o corpo não puder mais gerar a receita que conseguia quando era jovem? Qual empresário não gostaria de ver seus maquinários e instalações pagos com um estoque de matéria prima que garanta o poder de negociação?
Pois então, queira tudo isso. Almeje os objetivos na vida. Pode manter por escrito seus sonhos, mesmo que em um papel de pão, e estabeleça o ponto que queira alcançar partindo do ponto que hoje está. Por exemplo: “dentro de tantos anos gostaria de estar fornecendo meus produtos para tantos clientes e recebendo tanto de cada produto, com uma boa margem. Além de um atendimento exclusivo e personalizado para cada cliente, que me indiquem através do boca-a-boca para mais clientes, de forma que eu cresça gradativamente e conquiste item a item dos meus sonhos listados”.
Sonhar é o primeiro passo para um negócio ser bem-sucedido, pois são os sonhos que irão nortear os objetivos e, consequentemente, embasar as melhores estratégias. Como disse Thomas Edison “talento é 1% inspiração e 99% transpiração”!

Comentários