top of page

DÁ PARA SER UMA EMPRESA 100% COM FUNCIONÁRIOS 50%?

  • custoseganhosconsu
  • 18 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2022

É função do dono da empresa, do principal administrador, criar condições para que os funcionários possam trabalhar melhor, produzir mais e gerar bons resultados para os clientes e para a empresa. Por isso, dizem que nenhum diretor deveria assumir o cargo sem ter passado pela recepção, pois é lá que passam todos os fornecedores, clientes e funcionários.


Sendo assim, qualquer administrador que negligenciar essa importante experiência, na base da hierarquia, poderá cometer o pecado de “dar ordens” sem saber como a mensagem será direcionada ou como funcionará na prática. Por isso, se um líder não conseguir se colocar no lugar da pessoa que está recebendo a instrução e se comunicar corretamente, dificilmente conseguirá mobilizar o coração de seus liderados, independente do porte e segmento da empresa.


Quando o administrador não tem credibilidade perante seus funcionários, e tem somente autoridade, só conseguirá colher 50% do que cada funcionário pode oferecer. Afinal, ninguém se doa por completo por algo ou para alguém com quem não se identifique ou acredite. E essas coisas podem estar em pequenas sutilizas como um espaço adequado para o porteiro realizar uma refeição, pode ser um par de cabide embutido no banheiro para pendurar os pertences, a posição de uma máquina na produção que facilita o fluxo de trabalho, entre outros.


Não adianta uma empresa investir para obter ferramentas de trabalho da mais alta qualidade, capacitar seus funcionários com os melhores cursos da área ou produzir/vender os melhores produtos do mercado se a equipe estiver desmotivada. Afinal, o rendimento dos funcionários reflete diretamente nos resultados da empresa.


Por isso, quando o administrador da empresa se preocupa com o ambiente de trabalho, desde as condições dos recursos materiais, equipamentos, instalações a otimização do trabalho, o funcionário se sente valorizado e motivado a participar na melhoria do processo. Assim, o funcionário que rendia 50%, passa a produzir 60%, depois 70% e assim gradativamente até se aproximar dos 100%. Afinal, estará trabalhando com mais vontade e buscando sempre se superar.


Da mesma forma, o administrador que conseguir proporcionar este avanço gradual de todos os funcionários, mesmo que de forma lenta, passa a ser respeitado e a ser seguido por todos, além de colher o melhor de cada funcionário. Isso porque pessoas que se sentem parte da empresa, encontram a razão de seu trabalho, por mais simples que seja a função, de forma com que trabalham mais felizes, crescem como seres humanos, se desenvolvem como profissionais e alcançam cada vez mais resultados melhores para a empresa.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page