ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS DIRETAMENTE COM O CLIENTE
- custoseganhosconsu
- 11 de nov.
- 1 min de leitura
Quando você opera a antecipação de recebíveis, diretamente com o próprio cliente, pode fazer a baixa diretamente do Contas a Receber. Diferente do desconto de duplicata, que você precisa esperar o cliente pagar para só depois fazer a baixa da nota.
Quando o próprio cliente é o agente financeiro que faz a antecipação, que motivo teria para deixar a fatura aberta até o vencimento?
Vamos ao exemplo:
Vamos supor uma nota no valor de 10 mil reais, o juro da operação de 500 reais e 9.500 reais creditado na conta banco.
1º Passo:
Já vai direto no Contas a Receber e faça a baixa desta fatura. Os 9.500 reais, você destina para conta banco e 500 reais para conta Despesas com Juros e Tarifas, e só. E aqui termina o ciclo completo desta operação. A nota de 10 mil reais, fica zerada.
Se o seu sistema não permite 2 destinos numa baixa, então, faça duas baixas. Uma no valor de 9.500 reais, com destino para conta banco, e a segunda baixa, de 500 reais, destinando para conta Despesas com Juros.
Se você costuma fazer a antecipação frequente com este cliente, seria recomendável criar mecanismo para controlar cada operação. Por exemplo, atribua numeração para cada antecipação, algo do tipo: Antecipação nº 01, Antecipação 02, e assim por diante. E guarde em ordem dentro da pasta deste cliente.
A demonstração de resultado fica receita nominal de 10 mil reais, depois a despesa com juros de 500 reais e resultado líquido de 9.500,00.
Veja também no you tube:

Comentários