CUSTO DOS SERVIÇOS DE LOCAÇÃO
- custoseganhosconsu
- 5 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de fev. de 2022
Como calcular a rentabilidade do negócio de serviço de locação? Seja no ramo de locação de veículos, ferramentas ou aluguel de roupas, é necessário, antes de qualquer coisa, identificar o custo de cada bem, através da divisão do valor de aquisição pelo tempo de depreciação, que pode seguir a legislação ou adotar um tempo menor.
Por exemplo, pela lei o tempo de depreciação é de dez anos, mas o dono da empresa pode decidir depreciar na metade do tempo, mantendo na contabilidade fiscal os dez anos e na contabilidade de custos adotar o prazo de cinco anos.
Sendo assim, para ajudar a ilustrar, vamos supor que o valor de aquisição de um bem é de cento e vinte mil reais, com depreciação em dez anos. Ao dividir o valor de aquisição pelo tempo de depreciação é possível identificar o custo desse bem, que nesse caso é de doze mil reais por ano, o que significa um custo mensalmente de mil reais.
Assim, nesse caso, se no primeiro mês o dono da empresa conseguir locar este bem, por dez dias, ao preço de mil reais por dia, terá auferido uma renda de dez mil reais. Para o cliente foi um valor bastante atrativo, porque desembolsou um valor bem menor do que a aquisição do bem para pouco tempo de uso.
A margem bruta de locação no primeiro mês foi de nove mil reais, devendo pagar os tributos sobre a receita, os custos de transporte, se houver, os custos com salário de funcionários, mais as despesas de água, luz, telefone, etc. O Lucro líquido seria o valor que sobrar depois de pagar todas as despesas.
Agora digamos que esta empresa de locação possua uma grande quantidade de bens locáveis. Para efeito de apuração dos custos, basta manter um controle patrimonial de cada bem individualmente. Assim, com cada bem com um código próprio, ao se consultar no sistema será possível visualizar desde a data de aquisição, o valor do bem, quanto de receita este bem gerou até o presente momento, e o quanto de custo incorreu.
Por exemplo, aquele bem no valor de cento e vinte mil reais, no seu quinto ano de vida, o sistema mostrará que o custo acumulado será de sessenta mil reais, ou a metade do bem. Se a receita acumulada for cinco vezes o valor do custo, significa que este bem vem gerando uma margem bruta de cinco por um.
Além disso, é bem provável que, após o período de cinco anos, haja o custo de manutenção do bem. Por isso, os gastos com a manutenção devem ser lançados ao custo de cada bem, para refletir os bens que são mais onerosos, de forma a manter os bens que os custos de manutenção são mais baixos.
Por isso, além de calcular a rentabilidade, o segredo do sucesso no negócio de serviços de locação é manter o histórico de cada bem para poder comparar com a geração de receita individualmente e assim escolher aqueles bens que melhor margem proporcionam.
Comments