CUSTEIO VARIÁVEL
- custoseganhosconsu
- 13 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2022
Monica apareceu no escritório do Pedro, o consultor em custos, para a reunião que tinha marcado para depois do almoço. Ela estava ansiosa em saber mais sobre o tal do Custeio Variável que o seu contador tinha ensinado e logo começou a descrever o que acontecia com a apuração de seus custos na confecção e o fato de melhorar quando a produção aumentava e piorar quando a produção caía.
O consultor Pedro identificou de imediato o que a Monica estava tentando explicar e então orientou ela a experimentar o sistema de custeio variável, que é o que a maioria de seus clientes utilizam para controle gerencial.
O sistema de custeio variável, ou método de custeio direto, é chamado assim porque ele apura os custos baseado nos custos variáveis e despesas variáveis. Aqueles gastos que variam em proporção direta com os produtos.
Para explicar melhor, Pedro utilizou um exemplo “Suponha que você faturou 100 mil reais num mês. Ao subtrair os impostos deste faturamento, digamos de 10 mil reais, ficariam 90 mil reais, certo? Depois, ao subtrair os custos variáveis, digamos de 50 mil reais, irá sobrar 40 mil reais. Por fim, ao subtrair as despesas variáveis, digamos 10 mil reais, o faturamento fica em 30 mil reais. Ou seja, 30%, que é a margem de contribuição do mês, aquilo que a sua operação com venda de produtos está gerando”.
Agora, você pega esse dinheiro e paga os custos fixos de 10 mil reais e as despesas fixas de 10 mil reais e você ficará com o resultado operacional de 10 mil reais ou 10% da receita. Percebe que a margem de contribuição de cada produto permanece estável? O que varia seria o valor da contribuição da margem, se vender mais entra mais dinheiro, se vender menos entra menos. Mas os seus gastos fixos permanecem estáveis independente da venda. No mês que sua margem de contribuição ficar menor do que os seus gastos fixos, você tem resultado negativo”.
Assim, Mônica, com a ajuda de Pedro, logo entendeu que ao adotar e se habituar em analisar os resultados pelo método do custeio variável, terá uma gestão mais eficiente e eficaz.
Comentarios