COMPRA COM PAGAMENTO PARCELADO EM CARTÃO DE CRÉDITO: COMO LANÇAR NO SISTEMA
- custoseganhosconsu
- 10 de jun.
- 4 min de leitura
É cada vez mais comum as empresas realizarem compras com cartão de crédito, recorrendo ao parcelamento, na aquisição de bens ou serviços. Esse tipo de operação, embora simples na prática, pode gerar algumas perguntas na hora de registrar no sistema.
Neste texto, vamos explicar passo a passo como deve ser feito o lançamento da compra parcelada no cartão de crédito, tanto no sistema financeiro contábil quanto no sistema financeiro não contábil, sempre com o foco em garantir que a Demonstração de Resultado da empresa reflita a realidade da operação.
Vamos imaginar a aquisição de um bem do ativo imobilizado, no valor de R$ 12.000,00, realizada com cartão de crédito, em 6 parcelas de R$ 2.000,00. O lançamento no sistema financeiro contábil, a lógica contábil poderá ser aplicada integralmente, para registrar os fatos.
No primeiro passo, no momento da entrada da nota fiscal, do bem adquirido: Debita R$ 12.000,00 no Ativo Imobilizado e credita Fornecedores a Paga. A empresa reconhece que recebeu o bem e que tem uma obrigação com o fornecedor. No entanto, como o pagamento foi feito por cartão de crédito, essa dívida com o fornecedor não existe mais, pois o cartão quitou o valor integral com o fornecedor.
Então, no segundo passo, devemos baixar o fornecedor; debita R$ 12 mil Fornecedores a Pagar e credita Cartões a Pagar. Nesse momento, a empresa substitui a dívida do fornecedor pela dívida com o cartão de crédito, em 6 parcelas futuras.
No terceiro passo, do pagamento das parcelas, de cada mês, o lançamento fica: debita R$ 2 mil Cartões a Pagar e credita conta corrente do Banco. Esse fluxo segue até a quitação da última parcela.
Na Demonstração de Resultado, não apresenta nenhuma despesa, pois se trata de uma imobilização de capital, e não um gasto operacional. Só o valor da depreciação do bem, precisa ser considerado, a fim de transferir este valor do capital que foi imobilizado, para o resultado, ao longo do número de meses definido pela legislação ou no controle gerencial, no tempo de depreciação definido pela administração.
Agora, vamos para Lançamento em sistema financeiro não contábil
A grande maioria das pequenas empresas utilizam sistema financeiro não contábil, ou seja, sistemas que não operam com débitos e créditos, mas apenas com entradas e saídas financeiras. Nesse caso, é importante parametrizar o efeito correto da operação, mesmo sem a lógica contábil formal. Vamos ver como isso pode ser feito.
O primeiro passo será, na entrada da nota fiscal, ao registrar a compra, pode lançar R$ 12.000,00 no ativo imobilizado, abrir 6 títulos a pagar, no valor de R$ 2.000,00 cada, com vencimento na data do cartão de crédito. O favorecido pode ser o fornecedor de ativo, ou, se o sistema permitir, o próprio cartão de crédito.
No segundo passo, o pagamento mensal da fatura do cartão, deve-se baixar a parcela 1 de 6, no valor de R$ 2 mil do Contas a pagar. Esta baixa será classificada na conta “Ativo Imobilizado”. Pronto, com esses lançamentos, a demonstração de resultados mostrará o pagamento das 6 parcelas, classificadas como Ativo Imobilizado.
Caso a sua empresa faça questão de transferir esses valores da conta 'Fornecedor' para a conta 'Cartão de Crédito', de modo que o lançamento fique igual como no sistema financeiro contábil, deverá proceder da seguinte forma:
Primeiro passo seria o de baixar o Fornecedor, no valor de R$ 12 mil pela conta Compensação, e classificar na conta Ativo Imobilizado. Note que, na demonstração de resultado, aparecerá o valor total de R$ 12 mil na conta Ativo Imobilizado, no mês da aquisição.
O próximo passo, será o de zerar a conta Compensação que ficou com saldo negativo de R$ 12 mil. Para isso, você vai incluir uma fatura no seu Contas a Receber, no cliente Cartão de Credito. E fará a baixa para a conta compensação, que aí sim, ficará com saldo zerado. E esta baixa, você classifica na conta “Empréstimo Contratado” ou “Credito tomado” que indicará uma operação equivalente a ter tomado um empréstimo do Cartão de Credito para pagar o fornecedor.
Na medida que for pagando as parcelas, a baixa será; o dinheiro saindo da conta banco e amortizando as parcelas do Cartão de Crédito. E esta baixa, você vai classificar como “Empréstimo Amortização” ou a conta que você criar, para monitorar a operação.
Na demonstração de resultado, vai aparecer, na conta “Empréstimo Contratado”, o valor de R$ 12 mil entrando, no mês da aquisição e, na conta “Empréstimo Amortização” mostrará, mês a mês o valor de R$ 2 mil saindo, até terminar de pagar.
Ao final de 6 meses, o valor que saiu para amortização zera com os R$ 12 mil que entrou quando contratou o empréstimo. Esta forma de lançamento dá um pouco mais de trabalho, mas fica bem explicativo para quem acompanha o resultado.
Lembrando que isso, ainda é fluxo de pagamentos. O correto para efeito de custos, é fazer a depreciação do bem, para transferir mensalmente a fração do valor, do ativo imobilizado para a conta de resultado.
O importante é ter em mente, que cada lançamento no sistema deve refletir corretamente a operação, seja utilizando um sistema financeiro contábil ou um sistema financeiro não contábil. Esse cuidado torna a demonstração de resultado, uma ferramenta confiável para o administrador, controlar o real desempenho da empresa.
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