top of page

COMO REDUZIR CUSTO?

  • custoseganhosconsu
  • 29 de ago. de 2017
  • 1 min de leitura

Atualizado: 21 de fev. de 2022

A recessão é um período de transformação e uma ótima oportunidade para redução de custos. Se em tempos de bonança há despesas impossíveis de serem cortadas ou até mesmo reduzidas, em tempos de crise o corte torna-se necessário e menos doloroso, uma vez que nossa mente aceita melhor por associar a redução de custo à sobrevivência. Então por que o custo oscila tanto?


Quando se fala em redução de custos ocorre o curioso fato de muitas pessoas se iludirem e se auto sabotarem, cortando apenas o supérfluo e o superficial. Um exemplo disso é a vida familiar. É normal famílias inteiras se esforçarem para reduzir os custos, de modo que a saúde financeira da casa seja positiva. Entretanto, depois de algum tempo e algumas renúncias, após identificar uma verba financeira maior no orçamento, acabam se tornando mais flexíveis e sem perceber, gradativamente, voltam a ter os mesmos hábitos. Assim, através de pequenos deslizes, considerados insignificantes, o custo volta a subir no orçamento familiar.


Nos escritórios não é diferente, uma vez que é de praxe muitos proprietários, em uma tentativa enganosa, cortar o copo do cafezinho, papel higiênico e material de escritório, como se o problema fosse restrito a essas coisas.


O que é um engano, pois a longo prazo esses custos obrigatoriamente voltarão a integrar o orçamento da empresa, uma vez que são itens necessários e precisarão ser repostos conforme acabam. Sendo assim, embora o orçamento ganhe um suspiro, a redução de custos é uma realidade temporária.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page