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COMO BAIXAR AS NOTAS DO CONTAS A PAGAR COM OS CRÉDITOS A RECEBER

  • custoseganhosconsu
  • 2 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Está cada vez mais comum ver casos de fornecedores que também são clientes e clientes que se tornam fornecedores. Nesse tipo de relacionamento comercial, as contas a pagar e a receber acabam virando uma via de mão dupla. Pois, todos os meses existirá um valor para pagar ou um valor para receber, dependendo do número de transações ocorridas no mês, e, consequentemente, envolverá várias notas de compras e várias notas de vendas.


Em casos de empresas de pequeno porte, em que o próprio dono está à frente das transações, é comum o próprio dono fazer o acerto apenas da diferença e considerar as contas quitadas. Porém, quem fica na retaguarda, conciliando nota por nota, pode correr o risco de se perder, pois dependendo do volume envolvido pode acabar gerando dúvidas e criando confusões e assim chegar a um ponto em que nem o cliente e nem o fornecedor sabe direito quais notas foram liquidadas e quais ainda se encontram em abertas.


Para as empresas que vivem esta experiência, nós da C&G Consultoria, recomendamos seguir a risco a lógica de baixar nota por nota, pois assim qualquer pessoa pode rastrear e conferir como foi feito.


Por exemplo, vamos supor que a empresa A deve R$100.000 para o fornecedor B e tem R$90.000 para receber desse mesmo fornecedor. Para liquidar financeiramente a operação, basta efetuar um pagamento da diferença, que no caso é de R$10.000. A pergunta que vem é, como gerar o pagamento dos R$ 10.000 já que pelo sistema só é possível pagar os títulos que estão em aberto?


Nesses casos, o primeiro passo é pegar todas faturas nas contas a receber, que totalizam os R$90.000 e fazer a baixa na conta banco, como se estivesse recebendo. Com esta baixa dos valores que ainda não recebeu, o saldo da conta banco irá aumentar. Depois, é necessário realizar a baixa nas contas a pagar, liquidando os títulos até completar o valor de R$90.000. Dessa forma, será quebrado em valor parcial um título para zerar o valor recebido com o valor baixado.


Neste momento, o saldo da conta banco volta a se equilibrar, uma vez que entrou e saiu R$90.000. Assim, após esta baixa, o saldo nas contas a pagar deve restar exatamente os R$10.000 e basta efetuar uma outra baixa, liquidando todos os títulos que compõem os R$10.000 e assim efetuar o pagamento.


A princípio pode parecer complicado, mas é só no começo. Depois que pegar o jeito e virar hábito, vai fazer com as mãos nas costas, pois vira rotina como qualquer outra operação dentro do financeiro.


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