top of page

COMETA VENCE O FRETAMENTO DA VOLKSWAGEN

  • custoseganhosconsu
  • 29 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2022

A Viação Cometa assumiu o fretamento da Volkswagen de São Bernardo do Campo a partir do final de 2019. Eu, Paulo, acompanho as notícias da Viação Cometa há mais de 40 anos e gosto de observar os movimentos destas grandes empresas. Então o que escrevo neste post é dedução minha.


Quando fiquei sabendo que a Cometa iria entrar no lugar da Júlio Simões imediatamente pensei: “aposto que a Cometa irá colocar os ônibus já livres dos custos da depreciação”, dito e feito. Eu passo pela Via Anchieta com certa frequência e cada vez que passo em frente a fábrica da Volkswagen observo quais são os ônibus que estão no pátio.


A Cometa destinou para o transporte dos funcionários os ônibus com a numeração de série 11, 12 e 13. Ou seja, ônibus fabricados nos anos de 2011, 2012 e 2013, com 6 a 8 anos de uso.


A legislação brasileira obriga que os veículos sejam depreciados em 5 anos, o que quer dizer que estes ônibus, com o tempo de uso a partir do sexto ano, não têm mais o custo da depreciação, apenas as despesas de manutenção. Além disso, os veículos com motor diesel de 6 anos ainda são considerados semi-novos, em outras palavras, são ônibus em ótimo estado.


Outro fator de baixo custo que a Cometa, como operadora de ônibus rodoviários, tem é a grande disponibilidade de ônibus que ficam parados durante a semana. Isso porque a grande maioria das pessoas começam a viajar na sexta à tarde e no sábado e começam a retornar no final de domingo e na manhã de segunda. O que faz com que a empresa precise de uma frota grande de ônibus para cobrir o final de semana para depois ficar parado no pátio durante os dias úteis.


Contudo, ônibus parado tem um custo enorme porque não entra o dinheiro que deveria para pagar seus custos. Dessa forma, a empresa encontrou uma maneira de manter os ônibus gerando receita também durante a semana. Assim, todos os ônibus vão para a rodoviária no final de semana para ser utilizado a capacidade máxima do patrimônio que está no ativo. E, conforme os ônibus retornam no domingo são preparados para o transporte dos funcionários, que começa na madrugada de segunda. Acredito que isso só não ocorra com os ônibus em escala de manutenção.

Desta forma, na segunda feira, o mesmo ônibus que fez a linha nas cidades do interior estará de volta, operando sob a direção de outro motorista, que trabalha de segunda a sexta. O que é particularmente uma vantagem da Viação Cometa porque ela opera a linha próxima de São Paulo, rotas movimentadas como Campinas, Jundiaí e Sorocaba, que podem retornar no mesmo dia.


Dessa forma a Viação Cometa deve estar conseguindo rentabilizar seu negócio, diminuindo o número de horas paradas e conseguindo obter mais faturamento com o mesmo ativo.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page