AS MELHORES CONTRATAÇÕES ACONTECEM FORA DA EMPRESA
- custoseganhosconsu
- 21 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2022
Se você é o proprietário ou gestor de uma empresa, já aconteceu de ficar encantado com a contratação de um novo funcionário e em pouco tempo ficar tão decepcionado que se perguntou o por que essa pessoa foi contratada e a desligou do quadro de colaboradores?
Nada custa mais caro do que um erro na contratação. Contratar uma pessoa para desliga-la em pouco tempo só gera gasto no tempo de seleção, na contratação, na demissão, além de todo o rastro de custo oneroso que esta pessoa deixou.
Então, aumentar o índice de acerto na contratação, de longe é o melhor investimento para evitar gastos desnecessários e agregar valor para a empresa. Mas, como fazer isso? Uma das respostas é aprimorar o processo seletivo. Adicionar métodos de filtragem com psicólogos especializados em mapear o perfil psicológico ou serviços de coaching voltado para diagnosticar e mapear o potencial risco de erro na contratação podem representar um valioso investimento na melhoria do índice de contratação.
Nas consultorias da Custos & Ganhos costumamos perguntar o seguinte: “pensando em todas as contratações que você fez nos últimos 12 meses, quantos foram contratados entre os candidatos que vieram até a empresa?”. Quase sempre os gestores ficam ligeiramente perturbados com esta pergunta, porque tornou-se normal contratar todos dentre os candidatos que vem até a empresa.
Sabe por que isso ocorre? Quando um negócio cresce e passa a contratar com certa frequência, para suprir um quadro de centenas de funcionários, o gestor tende a se fechar no conforto da sala e deixa que seu departamento de recursos humanos cuide do assunto. Esquece que no começo da empresa foi ele quem contratou pessoalmente as pessoas que hoje ocupam posições chave na empresa.
Além disso, a maioria dessas contratações aconteceram em lugares e condições inusitadas como; clube, praia, restaurante, aeroporto, reuniões de convenções, entre muitos outros lugares, fora da empresa. As melhores contratações aconteceram fora da empresa, através de um olhar aguçado do proprietário em farejar o potencial candidato.
Esta intuição para contratação acaba se perdendo, na medida em que se delega esta responsabilidade para os profissionais do RH, que agem somente dentro do horário de expediente normal no mundo corporativo.
Será interessante estruturar um sistema de contratação mais ousado que permita ao RH e aos gerentes da área, garimpar candidatos fora da empresa e fora do horário normal de trabalho. Além de um método de bônus por índice de acerto na contratação. Afinal, um bom RH é aquele que consegue acertar na contratação e se dedica em fazer dar certo o novo contratado. É isso que assegura lucro crescente de um negócio.

Comentários