top of page

AMADURECIMENTO DO NEGÓCIO

  • custoseganhosconsu
  • 20 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de fev. de 2022

Um empreendimento nasce de uma ideia, a partir de uma necessidade e de uma solução que ninguém tinha pensado antes. Qualquer que seja o produto ou serviço, uma boa ideia normalmente está baseada na simplicidade da solução, algo, por exemplo, que um engenheiro formado em uma faculdade famosa teria vergonha e ficaria acanhado em apresentar como solução. Por isso, a maioria esmagadora dos pioneiros inventores são curiosos e não têm diploma universitário.


Nessa fase, da descoberta de uma invenção, não há preço pré-estabelecido, pois como é uma ideia nova, não existe parâmetro de preço no mercado. Por essa razão uma empresa que nasce em função de uma boa ideia, tem uma margem de lucratividade muito alta e dependendo da demanda do produto, pode crescer rapidamente e ser sustentada com o reinvestimento dos altos lucros. Assim, uma empresa nessas condições se torna rapidamente uma referência no mercado.


Porém, sempre que um produto chama atenção no mercado, logo surgem os concorrentes. É a lei do mercado. Afinal, quando alguém está ganhando muito, surgem pessoas que entram na fila do “eu quero ganhar também”. Por isso, em poucos anos, o preço inicial, que poderia ser qualquer valor, começa a cair rapidamente e o produto, ou o segmento deste mercado, começa a entrar na curva de amadurecimento.


Dessa forma, os competidores vão se tornando cada vez mais eficientes e as diferenças na produtividade acabam evidenciando uma das empresas e desbancando os concorrentes que subestimaram a força dos concorrentes ao invés de se esforçarem para se aperfeiçoarem de forma contínua.


O amadurecimento do segmento ocorre justamente quando uma empresa consegue absorver novas maneiras de potencializar os resultados, pouco a pouco. Por isso, em um segmento maduro, a concorrência se dá pela briga pelos centavos, desde os custos de produção ao de gestão. E assim, na medida que um segmento vai amadurecendo vai se definindo as posições dos participantes deste segmento, como ocorre em um campeonato de futebol, onde em cada fase os perdedores vão saindo.


No caso das empresas, este campeonato é por tempo indeterminado, não tem fim. Nos primeiros dez anos de existência o crescimento é rápido. Na segunda década de existência começa a fase de aprimoramento e na terceira década se inicia a sobrevivência, pois o mercado está extremamente competitivo.


Na fase de sobrevivência começa a verdadeira luta para perpetuar o negócio, por isso os controles precisam ser extremamente eficientes e os processos automatizados ao máximo. Além disso, é nessa fase em que, provavelmente, será necessário escolher os produtos e serviços que a empresa está mais preparada para ofertar no segmento. Ou seja, precisará desistir de alguns para ficar com aquilo que sente que tem condições de dar prosseguimento.


Por isso, o ambiente dentro de uma empresa precisa estar favorável para proporcionar criatividade com liberdade, dentro de uma vigorosa disciplina de orçamento de custos, para ser eficiente desde o início e ser bem sucedida ao longo do ciclo de vida do negócio.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page