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PLANO DE CONTAS DE RECEITA E DESPESA

  • custoseganhosconsu
  • 16 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev. de 2022

No post anterior explicamos como elaborar um Plano de Contas, agora será explicado como montar um Plano de Contas de Receita e Despesa, conhecida também como contas de resultado.

Para iniciar, recomendamos que todas as contas de receitas e despesas comecem com inicial 3 na sua estrutura de códigos, ou seja:


3 Resultado 3.1 Receita Líquida 3.2 Custo da Mercadoria Vendida 3.3 Despesa Operacional 3.5 Resultado Financeiro 3.7 Resultado Não Operacional


Há quem prefira utilizar o número 3 para contas de Despesa e 4 para contas de Receita, separando em dois grupos, outros não sabem ao certo qual formato seria o correto. Contudo, as duas formas estão corretas, isso vai da preferência do contador.


Prosseguindo com o Plano de Contas até o terceiro nível fica:

3.1 Receita Líquida 3.1.1 Receita Bruta 3.1.2 Impostos sobre vendas 3.1.3 Devoluções


3.2 Custo da Mercadoria Vendida 3.2.1 Custo da Mercadoria


3.3 Despesa Operacional 3.3.1 Recursos Humanos 3.3.2 Gerais e Administrativas 3.3.3 Comercial


3.5 Resultado Financeiro 3.5.1 Receita Financeira 3.5.2 Despesa Financeira


3.7 Resultado Não Operacional 3.7.1 Receita Não Operacional 3.7.2 Despesa Não Operacional


Assim poderá estruturar as contas até o 3º nível e todas as demais contas poderão ser subordinadas a estes grupos.


Agora para detalhar o 4º nível, será ilustrado apenas com dois grupos, a título de exemplo, para demonstrar a estrutura. Utilizando o grupo da conta de Recursos Humanos, o primeiro exemplo fica assim:


3.3.1 Recursos Humanos 3.3.1.01 Remunerações (salários, folhas, adiantamentos, pro-labore) 3.3.1.02 Encargos Sociais 3.3.1.03 Benefícios


O segundo exemplo, o grupo das Despesas Gerais e Administrativas, fica assim detalhado:


3.3.2 Gerais e Administrativas 3.3.2.01 Água 3.3.2.02 Luz 3.3.2.03 Comunicação (telefone, celular, internet) 3.3.2.04 Aluguel (condomínio, IPTU, e outras despesas com imóvel) 3.3.2.05 Serviço de Terceiro (Contador, Advogado, Consultor, Vigilância) 3.3.2.06 Manutenção 3.3.2.07 Material de Escritório 3.3.2.08 Higiene e Limpeza 3.3.2.09 Veículos 3.3.2.10 Viagem 3.3.2.11 Correios


Assim, apesar de faltar o 5º nível do Plano de Contas, em que é definido quais as contas menores que receberão lançamentos em detalhe, o importante na hora de montar um Plano de Contas é começar de cima para baixo. Ou seja, das grandes contas totalizadora para as contas menores que vão se aproximando dos detalhes. Afinal, é preciso ter antes o todo para só depois poder detalhar as partes.


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