PERFIL FINANCEIRO
- custoseganhosconsu
- 12 de dez. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de fev. de 2022
O perfil financeiro de uma pessoa pode ser classificado em três categorias: endividado, equilibrado ou poupador. O endividado é aquela pessoa que normalmente gasta mais do que ganha e tem a tendência de responsabilizar o descontrole dos gastos no tamanho da receita que ganha.
Na grande maioria das vezes, uma pessoa com o perfil financeiro endividado tem dificuldade em administrar o dinheiro, pois não tem domínio e não sabe exato o quanto gasta em cada tipo de despesa, como por exemplo em casa, lazer, restaurante, transporte, etc. Simplesmente leva a vida como se o dinheiro aparecesse na hora de pagar as contas e como o dinheiro “não brota”, no dia do pagamento falta e vira uma dívida.
Além disso, uma pessoa com esse perfil quando ganha um aumento no salário, o que é difícil porque empresa nenhuma costuma promover uma pessoa com o perfil endividado, rapidamente encontra onde gastar o valor extra que começa a entrar na conta. Dessa forma, os gastos costumam acompanhar o aumento da renda ou até mesmo superar, anulando o efeito do aumento.
Esse perfil é característico de pessoas que cresceram sem receber educação financeira, julgam desnecessário administrar o dinheiro e acreditam que quando surge um problema as pessoas têm que solucionar. Por isso, a mente desconhece freio nos gastos.
Outro perfil é o equilibrado que é característico de uma pessoa que é mais moderada nos seus gastos, pois tem noção do tamanho da sua receita e consegue manter a disciplina de gastar apenas o que tem disponível em conta. Por conta disso, tem horror a ficar devendo para outra pessoa e faz de tudo para se virar dentro de suas possibilidades.
Pessoas com esse perfil tendem a ter disciplinas e se esforçam para chegar no ponto zero, pois, o alvo é zerar a conta. São pessoas que encaram a vida no modelo: “se não faltar está bom”, e todos os seus movimentos são direcionados para alcançar este alvo, o ponto zero.
Isso porque o modo de pensar foi moldado desde a infância para gastar somente o que possui. Apesar disso, depois de adulto continua executando este programa de gastar só o que tem, porém gasta tudo o que tem. A palavra poupança não faz parte do seu vocabulário, sua memória desconhece o que significa guardar para reserva, e vive se perguntando porque não consegue formar uma poupança.
Já o perfil poupador é aquele que se esforça para conter seus gastos abaixo do seu ganho. Quando recebe aumento de salário além de conseguir manter suas despesas no mesmo patamar consegue incorporar na poupança o aumento que recebeu. Normalmente o poupador é aquele que gasta seu tempo para administrar seu dinheiro, pois tem conhecimento de quanto está gastando em cada tipo de conta de despesa. Assim, o esforço para administrar é recompensado pela tranquilidade que pessoas com esse perfil têm, uma vez que quando ocorre algum gasto inesperado, uma emergência de última hora, não são pegos totalmente desprevenidos.
Pessoas com perfil poupador são escolhidos também para assumir cargos de maior responsabilidade nas empresas, porque oferece maior segurança em administrar o dinheiro, bens e outros recursos que lhes são confiados. Além disso, consegue mais harmonia nas relações familiares, por manter a questão do dinheiro sob ordem, uma vez que a família consegue conviver com mais tempo para coisas boas da vida.
Comments