top of page

DAR UMA AÇÃO COMO PRESENTE A SEUS FILHOS

  • custoseganhosconsu
  • 18 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Os pais do Custódio, pensando no futuro do filho, investiram em um fundo de previdência privada para garantir uma renda complementar à sua aposentadoria. O Custódio, como a maioria das pessoas, não teve interesse em acompanhar o desempenho desse fundo ao longo dos anos, até começar a se aproximar da sua aposentadoria e aí começou a ter mais interesse no fundo que administrava o seu dinheiro.


Custódio era vizinho e amigo de infância de Gandolfo, cujo pais tinham conhecimento do mercado financeiro devido à educação financeira que receberam e, portanto, incentivaram Gandolfo, desde criança, a administrar sua carteira de ações. Sendo que, quando virou adolescente, o pai do Gandolfo deu de presente ações de uma empresa, que ficou eufórico por se tornar “dono” de uma pequena parte da empresa. Ele perguntou ao pai: “nossa, se sou dono então posso mandar neles”?


Assim, começou a operar bolsa, comprando ações de empresas consideradas boas e pagadoras de bons dividendos. Sempre com a orientação dos pais, que cada vez que o mercado mergulhava em crise, tranquilizavam-no explicando que o que importava era a quantidade de papéis que ele possuía, uma vez o preço oscilava sempre devido ao fenômeno chamado volatilidade. Gandolfo nunca vendeu na baixa. E assim foi, pouco a pouco, acumulando quantidade de papéis.


Diferente de Gandolfo, Custódio recebeu de seus pais a disciplina para poupar, o que era muito bom. Conseguiu se diferenciar da maioria de seus colegas, que tinham o costume de gastar tudo que ganhava, inclusive depois de adulto e ganhando bem, a poupança vivia no zero. Custódio passou seus anos, de melhores ganhos, investindo no seu fundo de previdência privada de um banco grande e sólido.


E assim, quando Gandolfo e Custódio alcançaram a idade da aposentadoria, Gandolfo tinha uma situação financeira muito diferente de Custódio, pois, enquanto o fundo de previdência do Custódio pagava juros humildes, além de cobrar taxa de administração, os papéis do Gandolfo tinham aumentado consideravelmente, uma vez que foi pago anualmente, ao longo dos anos, os dividendos.


Ou seja, embora o tempo tenha corrido igual para os dois, os juros compostos acumulados correram em velocidades diferentes, pois dependeu de onde o dinheiro era destinado.


Por isso, um dos melhores presentes que um pai e uma mãe pode dar de presente para o filho é uma ação. E ingressar no mundo da educação financeira para aprender juntos, pouco a pouco ao longo dos anos, para poderem juntos acumular um patrimônio que lhe traga tranquilidade na velhice.


Posts recentes

Ver tudo
COMO EVITAR O DESPERDÍCIO

O desperdício está ligado diretamente com a eficiência com que as coisas são realizadas. Por isso, o processo mais lento tende a...

 
 
 

Comentários


bottom of page