top of page

O CUSTO DA DEPENDÊNCIA DE UM ÚNICO FORNECEDOR

  • custoseganhosconsu
  • 29 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2022

O mundo está pagando o alto custo de depender de apenas um único fornecedor. Países no mundo inteiro estão lutando na fila para conseguir respiradores e máscaras para o tratamento do Coronavírus. Assim, a China, que é quem fabrica, está com a produção máxima a todo vapor ao mesmo tempo em que o preço internacional subiu conforme a demanda e necessidade do mercado.


Quando essa pandemia passar, quantos governos irão manter-se submissos a depender da China, só porque sai mais barato? A pandemia, em escala planetária, que estamos vivendo está nos ensinando uma valiosa lição que é o perigo de depender de um único fornecedor que fabrica para o planeta todo.


Nunca o barato custou tão caro. Por isso, daqui para frente, certamente, empresas e governos do mundo todo reavaliarão os custos de incorrer em riscos tão elevados a política do mais barato a qualquer custo. Assim, a maioria dos países irão querer fabricar internamente estes equipamentos e, se for necessário, até uma empresa estatal poderá ser constituída, como acontece com a casa da moeda para fabricar dinheiro.


Muito provavelmente indústrias locais serão repensadas e incentivadas a equilibrar a segurança dos estoques de produtos estratégicos em tempos de crise, de forma que as produções sejam mais pulverizadas.


Por exemplo, se for para importar da Ásia, será pulverizado para vir da Europa e da América, de vários continentes, para mitigar o risco da interrupção.


Portanto, o país como o Brasil deve ganhar um destaque especial na indústria local, onde grandes empresas globais, provavelmente, vão investir no Brasil para formar base de suprimento para toda América do Sul.


Assim, embora as importações continuem vindo da China e de outros países da Ásia a proporção será diferente, talvez seja metade da produção local e metade vindo de fora?


De qualquer forma enxergo uma imensa oportunidade para o Brasil e o mundo, que terão a missão de absorver a queda de produção do país que outrora foi considerado a fábrica do planeta.


Posts recentes

Ver tudo
ALGUNS CUIDADOS COM O USO DO PIX

As instituições religiosas como templos e igrejas recebem muitas doações em moedas e cédulas de pequeno valor. Estes “dinheiros pequenos”...

 
 
 

Comments


bottom of page