NÃO RECLAME
- custoseganhosconsu
- 27 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de fev. de 2022
Você conhece alguém que vive reclamando da vida, das pessoas, da falta de dinheiro, da falta de sorte, do azar, enfim, de qualquer coisa? Essas pessoas desenvolvem ao longo dos anos uma infinita capacidade de reclamar e em cada pessoa, coisa ou circunstância é uma oportunidade para que possa reclamar. Ou seja, o hábito de reclamar é um estilo de vida. Dessa forma, inevitavelmente, essas pessoas acabam atraindo a companhia de pessoas que também reclamam, de forma que uma simples conversa se transforma em uma “competição” para ver quem reclama mais.
Parece que as coisas ruins acontecem com as pessoas que tem o hábito de reclamar, não é? É o carro velho que vive quebrando, o cônjuge que faz coisas ou diz coisas que irritam, a roupa que manchou no dia de uma reunião importante, entre tantas outras coisas, desde as mais corriqueiras às mais sérias. Isso porque um reclamador profissional está cuidadosamente cercado de coisas para poder reclamar com eficiência.
O que estas pessoas não percebem é que no fundo, cada uma das coisas ruins que acontecem, e são motivos de reclamações, são atraídos por elas próprias. Isso porque, com o tempo, de forma inconsciente, foi sendo criado um perigoso e poderoso processo, em torno delas mesmas, de se olhar sempre a parte ruim das coisas, para que sempre tenham motivos para reclamar. Palavras tem força. Aquilo que é verbalizado repetidas vezes se torna realidade, pois se materializa com o passar do tempo.
O que fazer para inverter esse processo? Parar de reclamar seria o primeiro passo, mas um reclamador nato não consegue proferir meia dúzia de palavras, sem que haja conotação de reclamação. Por isso, simplesmente parar de reclamar parece não funcionar. Nesse caso, é necessário mentalizar o contrário de reclamar, que é agradecer, e focar no lado positivo das coisas.
Note uma curiosidade, tente reclamar e agradecer ao mesmo tempo. Dá um nó na cabeça, pois agradecer e reclamar são valores contraditórios e a mente não consegue processar valores opostos ao mesmo tempo. A reclamação vem da insatisfação, da falta, da carência, ao passo que a gratidão vem da satisfação, da abundância, que são valores fundamentais na vida. Por isso, pessoas gratas não tem o hábito de reclamar.
Começar a treinar a habilidade de observar e enxergar detalhes que possam levar a agradecer qualquer coisa, em qualquer circunstância, modificará o modelo mental enraizado para o caminho da gratidão. Porém, embora simples, não é um caminho fácil. Quem está acostumado a reclamar precisa usar a força de vontade para conscientemente sentir gratidão. A repetição contínua da gratidão, além de atrair riqueza, abundância e prosperidade, tem a força de converter um problema em solução. Por exemplo, converter uma dívida em poupança ou um relacionamento conflituoso em uma relação de harmonia.

Comentários