top of page

MONITORE SEUS CUSTOS PELO VALOR E PELA QUANTIDADE

  • custoseganhosconsu
  • 1 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev. de 2022

Cortar os custos e reduzir as despesas tem sido o alvo de praticamente todos os administradores. E no cumprimento deste alvo a mente olha o que primeiro enxerga, ou seja, os valores. Por exemplo, se o diretor falar que a conta de luz está alto, ele está falando do valor que está no relatório. E as pessoas que recebem esta ordem de fazer alguma coisa para reduzir os gastos com a conta de luz, sai apagando lâmpadas por onde passa. Essas atitudes reduzem efetivamente a conta de luz? Claro que não.


Existe um método para monitorar os gastos dentro de qualquer organização. O método consiste em monitorar a quantidade consumida. No caso da conta de luz, sempre será a multiplicação da quantidade de eletricidade consumida pelo preço da eletricidade que a companhia cobra. No caso da conta de água será o volume de água consumida multiplicado pelo preço da água e esgoto que a companhia cobra. Pode acontecer de um gasto sofrer aumento sem ter aumentado a quantidade, porque aumentou o preço unitário. E também pode acontecer o contrário, de a despesa reduzir sem ter reduzido o consumo, porque o preço da bandeira diminuiu naquele mês.


Então o monitoramento da quantidade consumida, não só é recomendável, mas é necessário para ter uma visão administrativa correta das quantidades consumidas. Na produção o controle quantitativo é amplamente utilizado. Para monitorar o custo da mão de obra, o controle da quantidade de horas mensais é fundamental. Em praticamente todas as despesas é possível monitorar a quantidade que está por trás dos valores.


E uma coisa muito interessante é que, quando a administração cobra a quantidade, isso entra na cabeça das pessoas. Uma empresa que monitora o consumo diário de água por exemplo, descobre o vazamento de um dia para outro, pois o responsável percebe o salto do consumo no apontamento daquele dia. E isso tem uma força de propagação muito rápido entre os funcionários, porque quem anota e descobre o problema se sente um herói que evitou um desastre.


O envolvimento das pessoas em vigiar os gastos quando se institui a cultura da quantidade tem um ganho inestimável na elevação da consciência de custo na organização.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page