top of page

INVESTINDO EM FUNDOS DE AÇÕES SMALL CAPS

  • custoseganhosconsu
  • 22 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2022

Você sabia que é possível diversificar a carteira de ações comprando apenas um produto que represente a média das oscilações de vários papéis, de diferentes empresas, e aplicar, por exemplo, em fundos de ações Small Caps?


Pensando nisso, os bancos oferecem a comodidade, aos clientes investidores, de aplicarem diretamente a partir da conta corrente em um fundo de ações, sem ter que passarem pelo Home Broker e comprar via corretora.


No caso da Caixa Econômica Federal, por exemplo, tem o fundo “FIA SMALL CAPS” voltado para o pequeno poupador que permite um investimento inicial de R$ 100,00. Nesse fundo, a Caixa cobra uma taxa de administração de 1,50% ao ano, além da tributação do imposto de renda.

Como o imposto de renda se trata de um fundo, a tributação ocorre conforme a tabela regressiva que começa com 22,50% sobre o rendimento se o resgate ocorrer em até 180 dias, 20,00% se o resgate ocorrer em até 360 dias, 17,5% se for resgatado em até 720 dias ou 15,00% se o resgate ocorrer a partir de 721 dias.


Em uma consulta realizada no início de novembro de 2019, na B3, o índice Small Cap era composto por 74 ações diversificadas em empresas como as lojas Marisa, Arezzo, Minerva, Camil, CESP, Cyrela, Duratex, Fleury, Gafisa, Gerdau, Gol, Grendene, Marcopolo, Randon, COSAN, Vulcabrás, ETC. São ações de boas empresas que não estão na categoria dos “BIG CAPS” ou empresas com grande capitalização. O que faz com que, de tempos em tempos, as empresas listadas no índice Small Caps sejam alteradas de acordo com os critérios estabelecidos.


Com relação à rentabilidade, o índice SMLL entregou nos últimos 12 meses uma valorização de 57%, uma porcentagem bem superior à média dos “BIG CAPS” representados pelo índice IBOV, medição das 68 ações de maior valor e movimento e que é atualizado de tempos em tempos de acordo com a valorização de cada empresa e que acompanham a variação da bolsa de valores. Essas 68 ações do IBOVESPA se referem ao período de setembro a dezembro de 2019.


Assim, quem desejar investir no índice que reflete a variação do IBOVESPA, poderá entrar nos fundos deste índice. No período de 12 meses, terminado em setembro de 2019, o IBOVESPA entregou uma rentabilidade de 32%, o que não é ruim quando comparado com a variação do CDI, que no mesmo período entregou 6,27%. Enquanto isso, o índice Small Caps rendeu 57%, portanto um rendimento bem superior à própria bolsa.


Contudo, isso não quer dizer que nos próximos 12 meses isso se repetirá. O índice Small Caps poderá continuar entregando uma rentabilidade superior ao IBOVESPA ou a curva poderá se inverter e cair em relação ao IBOV. Por isso, é importante ter a consciência de que ao investir na renda variável a volatilidade será uma constante.


Porém, a média acumulada ao longo dos próximos anos, agora com juro baixo, faz com que a probabilidade de aplicações em ações seja melhor do que renda fixa. É bastante promissor.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page