top of page

IMPOSTO DE RENDA SOBRE A APLICAÇÃO FINANCEIRA

  • custoseganhosconsu
  • 2 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2022

Você sabia que a maioria dos produtos no mercado financeiro você paga imposto de renda na aplicação?


Se você faz um investimento em um fundo de renda fixa, o imposto de renda é cobrado semestralmente entre os meses de Maio e Novembro, de cada ano, com a alíquota de 15% sobre o rendimento. Porém, se o investimento for resgatado em menos de seis meses, 180 dias, a alíquota do imposto de renda será de 22,5%. Se o resgate ocorrer no prazo inferior a um ano a porcentagem será de 20%. Se ocorrer em até dois anos será de 17,5% e a partir de 720 dias a alíquota será de 15%. (Pode consultar tabela de imposto de renda na internet).


Da mesma forma, ao comprar ações na renda variável, diretamente na Home Broker, a tributação é específica das ações e a alíquota é de 15%, independente do prazo. Se operar no “Day Trade”, aquela em que você vende as ações no mesmo dia em que se compra, a alíquota sobe para 20%.


Nesse formato também tem a faixa de isenção, o que é muito interessante. Nesse caso, se você vende ações de até vinte mil reais por mês, a venda fica isenta de imposto. Ou seja, você só paga os 15% de imposto de renda se o valor ultrapassar os vinte mil e nesse caso será sobre o valor total, e não apenas sobre o que ultrapassar os vinte mil.


Se você investir no tesouro direto, o imposto de renda seguirá as mesmas regras do fundo de renda fixa. Porém, se você investir no CDB, o imposto de renda será um pouco diferente. No CDB só se paga no final do contrato, no vencimento. Isso porque não existe a figura do “come cotas”, aquele adiantamento semestral que se têm nos fundos e no tesouro direto.


Então, qual é a vantagem do CDB? A vantagem é que ao comprar um CDB de dois ou de quatro anos, ao invés de adiantar o dinheiro para o governo ele ficará sob o seu poder, rendendo juros, além de pagar o imposto apenas depois de receber de volta todo rendimento do investimento.


Em linguagem matemática, isso quer dizer que o retorno do investimento será maior, além do benefício de pagar o imposto em uma única vez. Por isso, é importante estar psicologicamente preparado para o valor do imposto que será deduzido no vencimento, porque isso costuma provocar aquela sensação de que o governo está levando parte do seu rendimento. Apesar disso, acredite, é mais rentável pagar de uma vez no final do contrato do que ter que pagar antecipado semestralmente.


Portanto, para conseguir a menor alíquota de imposto de renda o investimento deve maturar por um período a partir de dois anos. Assim, ao manter o investimento você poderá ir realizando novas aplicações e quando precisar o próprio sistema do banco resgatará do mais antigo, para pagar menos imposto de renda.


Vale ressaltar que ao realizar uma aplicação financeira é sempre prudente levar em consideração a fatia que o governo levará do seu rendimento, o que torna importante ter conhecimento do mecanismo. Além de não esquecer que o preenchimento da guia de “arrecadação e pagamento” sobre as vendas de ações no imposto de renda deverá ser realizado por você mesmo. Diferente dos Fundos de Aplicação, que o próprio banco quem retém e repassa as informações para o governo.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page