top of page

FIQUE DE OLHO NA TAXA DE ADMINISTRAÇÃO DO SEU FUNDO

  • custoseganhosconsu
  • 18 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2022

Você tem um plano de previdência privada? Já verificou qual a taxa de administração que está pagando para o administrador do fundo? Sabia que existem planos que cobram 3% do seu patrimônio para administrar o plano? Pois é, este é o lucro bruto do banco que está por trás dos fundos de investimentos da previdência privada. E, como todo fundo obedece às normas dos fundos.


Até alguns anos atrás uma taxa de administração de 3% nos fundos era normal, porque a taxa de juros era mais elevada. Atualmente, com a taxa Selic mantida a 6,0% ao ano, as rentabilidades de todas as modalidades de aplicação diminuíram. A mais popular, a caderneta de poupança, paga 70% da Selic, portanto o rendimento anual fica em torno de 4,2% líquido. A poupança não tem taxa de administração e é isento de imposto de renda.


Quando se compara 3% de taxa de administração em relação a 6,0% da Selic vemos que a taxa representa a metade da Selic. Porém a taxa de administração você também paga sobre o rendimento, então os 50% sobem para 53%, ou seja, mais da metade do rendimento é deixado para o banco, em um fundo de previdência que pague 100% da Selic. Sem esquecer de que lá na frente ainda será necessário pagar o imposto de renda.


Quem entraria em um investimento como este nos dias de hoje? Então, os bancos, para continuarem vendendo os planos de previdência, tiveram que reduzir as taxas. Por isso, hoje não tem mais planos com taxas de 3% ou 2%. Mas e os planos antigos, aqueles que foram vendidos há dez, vinte anos atrás? Estes continuam com os 3% que estão no contrato. Os bancos têm um ganho fabuloso com estes planos antigos. E nunca o seu gerente irá telefonar para avisar que a taxa está alta, é você quem deve procurar o banco para brigar por retorno bom sobre o seu patrimônio.


Hoje os bancos, inclusive os grandes, oferecem várias opções de planos com taxas de administração de 0,8% a 1,0%. Além disso, há a facilidade da portabilidade de um banco para outro, por isso, quando um banco não oferece uma taxa melhor é possível consultar um banco concorrente e perguntar o que tem de melhor e fazer a portabilidade. E com o tempo existirão novos planos, com outras vantagens, pois como a previdência é de longo prazo, muita coisa pode mudar com o passar dos anos.


A diferença de um plano com taxa de 3% e outro de 1% aparentemente pode parecer pouco, mas a diferença de dois pontos percentuais sobre o patrimônio acumulado em 30 anos de aplicação pode representar muito dinheiro. E para conseguir um bom desempenho é necessário ir até o banco e providenciar as alterações. Embora isso possa tomar uma tarde do seu trabalho, entre você deixar 2% do seu patrimônio para o lucro do banco ou ganhar esta diferença, que será acumulada ao seu patrimônio, vale a pena o esforço para adequar periodicamente o seu plano.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page