top of page

EU QUERO? EU POSSO? EU PRECISO?

  • custoseganhosconsu
  • 28 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de fev. de 2022

Você sabia que, atualmente, metade dos brasileiros com renda estão endividados? E o que leva as pessoas a se endividarem? Embora boa parte dessas pessoas respondem que o salário não é suficiente para pagar as contas, será que essa realmente é a causa de um endividamento?


Se por um lado muitas pessoas ganham um salário maior do que a média e mesmo assim estão endividadas e, por outro lado, muitas pessoas ganham um salário mínimo e se mantém livre de dívidas, isso demonstra que muito provavelmente a causa do endividamento não está no lado da receita e sim no lado das despesas. Ou seja, a forma como cada pessoa gasta o dinheiro deve estar determinando o tamanho das contas que precisam ser pagas, de forma que não cabe na receita.


Lembra daquele conselho que se escuta desde a infância que é “para não gastar mais do que se tem”? Isso, na realidade era uma advertência, que por alguma razão, a maioria das pessoas têm dificuldade de seguir quando viram adultas. Por um descuido, ao dar um passo maior do que a perna muitas pessoas se perdem e entram no longo ciclo do endividamento.


No começo o valor que falta no orçamento é pequeno, e muitos encontram uma forma de adequar o orçamento. Contudo, nos meses seguintes é necessário encontrar um recurso para cobrir o orçamento, uma vez que a pequena dívida começa a crescer rapidamente e a se tornar uma dor de cabeça. Assim, além da pessoa viver preocupada e ansiosa é afetada no trabalho, no relacionamento familiar e, muitas vezes, tem a saúde debilitada, gerando mais despesas com remédio.


Tudo isso pode ser evitado se antes de fazer uma compra um método muito simples for utilizado, de modo a evitar que se entre no caminho do endividamento. Esse método consiste em responder 3 perguntas para si mesmo: “eu quero?” “eu posso?” “eu preciso?”.


A primeira pergunta, embora possa parecer sem sentido, é importante fazer, pois desperta o consciente para a realidade. Quando você põe essa pergunta em prática, vai perceber que na maioria das vezes em que entra em uma loja e escolhe algum objeto, na maioria das vezes você não quer de fato, está apenas atraído, e ficará surpreso ao perceber que estava prestes a comprar algo que não queria de fato.


Contudo, se sua resposta for “não sei”, na dúvida deixa para amanhã, assim você comprará o que realmente quer e evitará cair em “armadilhas da mente”. Porém, se a resposta for “sim, eu quero”, então se faça a próxima pergunta: “eu posso” comprar à vista? Pois comprar a crédito significa empurrar para amanhã uma conta que não se consegue pagar hoje.


Se a resposta for negativa, isso não significa que você ficará sem o objeto, mas sim que você precisa se planejar para comprar no dia que tiver dinheiro, sem ter que criar uma dívida.


Contudo, se mesmo assim você quiser “forçar um pouco” e insistir em comprar, se faça a terceira pergunta: “eu preciso?”. Afinal, se você realmente precisar, vai dar um jeito de conseguir comprar, sem que tenha que se endividar para isso. Por isso, fazer estas três perguntas com sinceridade, ajuda a evitar que você se endivide por porcaria, de forma a trilhar o caminho da prosperidade e harmonia.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page