CUSTO OU DESPESA, QUAL A DIFERENÇA?
- custoseganhosconsu
- 12 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de fev. de 2022
Um erro muito comum está relacionado ao custo e a despesa, o que torna quase corriqueiro pessoas com problemas financeiros por não conseguirem distinguir um do outro. O que acontece, principalmente, por não saberem ao certo o que cada um significa e como se aplica corretamente em uma empresa.
A grosso modo, custo é tudo o que precisa para fabricar um produto, enquanto despesa é tudo o que precisa para comercializar o produto. Para auxiliar a compreensão, é possível utilizar como exemplo uma camisa. Tudo que envolver a produção, como a fabricação, aquisição de tecido, mão de obra para produção, folha de papel de risco utilizado no corte, fios e linhas utilizadas na costura, é custo.
Já tudo o que for relacionado a venda da camisa, como a comissão do vendedor, frete para entrega, tarifa bancária, gastos com cobrança, salários, gastos administrativos com água, luz, telefone e aluguel, são despesas.
Sendo assim, o saco plástico individual, aquele que vai uma peça para cada camisa, é custo, enquanto a caixa de papelão grande, utilizada para transportar, é despesa. Da mesma forma que a etiqueta que vai no produto é custo, enquanto a etiqueta que vai colado na caixa de transporte é despesa.
Uma vez esclarecido o conceito de custo e despesa e a diferença entre ambos, é necessário entender a importância deles na prática, principalmente para o dia a dia de uma empresa.
Entre os principais benefícios está a apuração correta dos custos e das despesas de um empreendimento, e assim a análise da margem de contribuição, que é o valor que “sobra” da venda de um produto ao deduzir gastos com despesas e custos de um produto, o que possibilita decidir se um produto ou serviço vale a pena ou não ser comercializado.
Comments