CRONOMETRAGEM FINANCEIRA
- custoseganhosconsu
- 18 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de fev. de 2022
Com frequência empresas procuram a Custos e Ganhos com o objetivo de compreender por onde está ocorrendo o vazamento do lucro da empresa. Para ajudar a ilustrar em qual produto ou processo está ocorrendo a perda do lucro, bem como a pior margem e qual é o cliente que gera menos contribuição, é realizado o método comparativo com base na cronometragem.
Entretanto, para explanar acerca da cronometragem é utilizado, como exemplo, um cenário em que uma máquina demora 10 segundos para realizar determinada tarefa.
Se perguntarmos ao operador que executa a tarefa ele irá responder que acredita que o tempo de cronometragem é de 10 segundos, uma vez que é o tempo que a máquina demora para executar a ação. O que não está errado se olhar sob a perspectiva do operador.
Entretanto, para uma empresa identificar o custo do tempo de uma tarefa é necessário levar em consideração o processo como um todo, e não apenas o tempo de funcionamento da máquina. Nesse caso, engloba também o tempo de preparo do material, que é de 5 segundos, e o tempo que demora para passar à etapa seguinte, que também é de 5 segundos. Então, diferente do que o analista acredita, nesse exemplo, o tempo de execução da tarefa é de 20 segundos.
Para deixar mais claro a percepção da empresa é necessário adotar o conceito da “Cronometragem Financeira”, uma vez que pontua o custo final, que é a soma do dinheiro que a empresa “gastou” no processo de produção até a entrega ao cliente. Em outras palavras, ao somar o valor total da matéria prima com a mão de obra e com outros gastos é possível identificar o custo de investimento para produção de um lote.
Além disso, também é possível calcular o lucro da empresa, que consiste na diferença entre o dinheiro investido e o retorno obtido. Portanto, o custo final real é o valor do custo dividido pela quantidade de produtos efetivamente entregues ao cliente.
Nesse âmbito, a cronometragem financeira é importante pois além de desenhar o fluxo de entrada e saída de dinheiro, auxilia a identificar, entre outras coisas, em que processo está ocorrendo vazamento, para que possa-se alinhar à estratégia da empresa e assim otimizar os resultados.

Comentários