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COMO SELECIONAR AS CONTAS DE RECEITA A SEREM MONITORADAS NO DEMONSTRATIVO DE RESULTADO

  • custoseganhosconsu
  • 28 de fev. de 2024
  • 3 min de leitura

Ao elaborar o seu Demonstrativo de Resultado, é fundamental começar pela receita, que constitui a primeira seção deste demonstrativo. Você tem a opção de iniciar com apenas uma linha ou conta de receita, registrando todos os tipos de receitas nessa única conta. No entanto, para um monitoramento mais detalhado, é recomendável separar as receitas por categorias específicas que deseja acompanhar de perto.


Por exemplo, você pode dividir as receitas em duas contas principais: uma para a receita proveniente da venda de produtos e outra para a receita obtida através da prestação de serviços. Essa divisão permite uma análise mais clara e detalhada da performance das vendas, mês a mês, nos dois segmentos escolhidos: produtos e serviços, facilitando a tomada de decisões baseadas em dados específicos.


Você também tem a opção de detalhar o seu Demonstrativo de Resultado separando as receitas por linha de produtos ou, quem sabe, por segmento de atuação. Esta abordagem permite uma análise das vendas destinadas a diferentes públicos-alvo, como indústrias, atacado, varejo, grandes magazines ou o consumidor final, se for o caso.


Além disso, é possível segmentar as receitas por canal de venda, como vendas realizadas pela internet, por vendedores internos ou externos, e por representantes de vendas. Esse nível de detalhamento oferece uma visão clara sobre a evolução das vendas por cada canal e como a participação de cada um varia ao longo do tempo, possibilitando ajustes mais precisos em suas operações de vendas.


Para lojas de varejo no segmento de óticas, por exemplo, pode ser interessante separar as vendas de armações, das vendas de lentes, além das de óculos de sol. Esta separação permite um monitoramento detalhado das vendas de acordo com cada categoria de produto, facilitando a identificação de tendências, preferências dos consumidores e oportunidades de mercado. Assim, você poderá ajustar seu estoque com base em informações sobre o desempenho de cada segmento de produto.


Outra possibilidade seria o de monitorar as vendas por região, começando pelo entorno imediato de sua localização, aproveitando a vantagem do menor custo de frete, e gradualmente expandindo para abranger o município inteiro, cidades vizinhas, o estado e, finalmente, por regiões maiores, como Norte, Nordeste, etc. Esta abordagem permite uma análise do desempenho das vendas de acordo com a localização geográfica, facilitando decisões com base nas áreas que deseja atingir ou expandir sua atuação.


Enfim, você pode montar seu demonstrativo, com as contas de receita, de acordo com o que deseja acompanhar mensalmente em seu painel de controle. Se bem parametrizar no sistema, poderá monitorar diariamente, analisar as vendas da semana, do mês, dos últimos 30 dias, dos últimos 90 dias, 365 dias, conforme o parâmetro que definir para sua análise.


Dependendo da situação, você também pode parametrizar suas compras com os mesmos códigos utilizados nas receitas. Assim, é possível apurar o custo das mercadorias vendidas, especialmente se estiver no segmento de comércio, da revenda de mercadorias, sem processo de valor agregado. Este método é vantajoso porque permite visualizar mensalmente e comparar a série histórica que se forma ao longo do tempo, analisando a evolução do seu mark-up por linha de produto, identificando qual produto gera mais lucro e qual apresenta o melhor resultado.


Seu painel de controle é como um instrumento de navegação personalizado, projetado para fornecer o máximo de controle sobre seu negócio, promovendo prosperidade, paz e justiça. Esse é o caminho para o sucesso duradouro da sua empresa.


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