top of page

CAIXA FIC ABSOLUTO PRE RF LONGO PRAZO

  • custoseganhosconsu
  • 8 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2022

Existe no mercado fundos de renda fixa com rentabilidade superior aos fundos DI, atrelados à variação da SELIC. Assim, as aplicações em fundos com risco baixo ficaram muito prejudicadas com a queda dos juros. A maioria das aplicações tradicionais fecharam os 12 meses de 2019 com rentabilidade em torno de 5% ao ano, alguns abaixo disso.


Assim, aqueles que entregaram a rentabilidade de 6% foram considerados um ótimo rendimento quando comparado ao fechamento de 5,96% do CDI em 2019. Acontece que se os fundos atrelados ao CDI entregassem uma rentabilidade de 100% do CDI no decorrer deste ano de 2020, estaríamos falando de um rendimento em torno de 4%, um porcentual que chegaria a perder da inflação após o pagamento do imposto de renda.


No mercado, existem aplicações em fundos na categoria de renda fixa. Embora tenham um pouco de risco, possuem uma rentabilidade bastante atrativa. Uma das possibilidades, por exemplo, é o fundo da Caixa Econômica Federal com o nome “FIC Absoluto Pre”. Nos 12 meses de 2019 entregou uma rentabilidade de 10,81% ante os 5,96% do CDI, o que correspondeu a 181% do CDI ou um rendimento 81% superior à variação do CDI. O que a torna bastante atrativa se considerar que os investidores lutam para superar a taxa CDI.


Em 2018 este fundo entregou uma rentabilidade de 9,56% enquanto o CDI fechou com 6,42%. O rendimento sobre o CDI foi inferior de 148%, ainda assim 48% acima do CDI. Estas informações podem ser conferidas no site da caixa.gov.br, buscando a lâmina de informações do fundo FIC Absoluto.


Então, qual é o risco deste fundo? Na escala de 1 a 5, o risco está classificado como nível 3 devido à volatilidade da rentabilidade. Nos últimos 4 anos este fundo entregou rentabilidade, em média 58% acima do CDI, o que é um excelente resultado para um poupador com perfil que desfruta da comodidade de deixar o seu dinheiro em um fundo, sem ter o trabalho de precisar operar freneticamente no mercado de capitais.


Só que há 5 anos teve uma zebra e o fundo FIC Absoluto da Caixa conseguiu entregar em 2015, o ano em que o governo teve de puxar a SELIC lá para cima, um rendimento de apenas 5,67% enquanto o CDI fechou o ano com 13,24%. Ou seja, o rendimento ficou abaixo da metade do CDI. Este seria o risco 3 de volatilidade. Isso porque quando os juros sobem os fundos atrelados à títulos públicos, de longo prazo, sofrem o efeito contrário. Sendo assim, os juros subindo, o valor do título cai e como resultado o fundo diminui o seu valor.


Contudo, apesar dessas oscilações como fator de risco, para os próximos anos, a tendência é que estes fundos ainda continuem entregando um rendimento superior ao CDI.


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page