CADA UM DE NÓS TEMOS UM MODELO FINANCEIRO
- custoseganhosconsu
- 24 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de fev. de 2022
De forma consciente ou não, cada pessoa tem um modelo financeiro mental que é herdado dos pais, parentes, professores e colegas de trabalho. Aquilo que cada um acredita ser válido em termos financeiros são valores que moldam os pensamentos e guiam as ações.
Para ajudar a ilustrar, imagina as pessoas que compram ações na bolsa. Por quê tem pessoa que compram as ações na alta? Porque há um modelo financeiro que comanda o momento de disparar o investimento que é quando o mercado está em alta e bastante gente está falando sobre os ganhos obtidos com a alta. Dessa forma algumas pessoas se sentem isoladas da conversa e sentem a necessidade de fazer parte deste grupo, assim acabam decidindo pela compra da ação que todo mundo está comentando e está em alta.
Ora, o preço de uma ação tem por característica os seus altos e baixos. Se está alto, o padrão é que em um determinado momento caia, uma vez que os investidores, que estão em uma posição boa, comecem a vender para lucrar. Enquanto isso, o especulador amador fica apavorado com a desvalorização, vende as ações por um preço bem inferior e logo em seguida vê as ações subirem, depois que desfez delas.
Qual a lógica que está por trás disso? Quando os investidores realizam o lucro, a tendência é o preço abaixar, uma vez que as ações estão sendo mais vendidas do que compradas. Assim, quando o preço cai até um certo ponto, as ações se tornam atrativas para aquisição, então os investidores que venderam na alta voltam a comprar na baixa e o preço volta a subir porque tem mais ações sendo compradas.
Por isso, na maioria das vezes, o investidor principiante, se sente traído pela ação. Porém faz tudo errado. Compra as ações quando estão altas e vende quando cai para fugir do prejuízo. Assim, quando percebe o prejuízo acha que está sendo enganado pelo mercado.
O modelo mental que guia estes investidores amadores é a ganância, o medo, a vergonha, entre outros vícios emocionais. O ganancioso tem o ímpeto de querer ganhar dinheiro sozinho, sem convidar os amigos, a ganância de querer mais do que os outros, e, se puder passar a perna nos outros para sair na frente. Essa pobreza da alma leva o ganancioso a cometer barbeiragens, sobretudo em mercado que desconhece.
O medo de ele ficar para trás, em relação a seus amigos, faz tomar atitudes que a razão não explica. Por exemplo, se ele vê os amigos comemorando os ganhos financeiros obtidos com as ações, fica doente, tomado por uma sensação insuportável e faz besteira. Ou quando se dá conta de que fez besteira, morre de medo de perder, e ao menor sinal de perda, vende tudo e pula fora. Outro fator que leva a pessoa a confundir o momento da compra com o momento da venda é a vergonha que sente diante das barbeiragens que faz.
Assim, embora cada pessoa tenha o seu próprio modus operandi, seu modelo financeiro, é necessário ter certeza de que o modelo utilizado é o correto e vai gerar lucro. Para isso, é necessário olhar com cuidado para a origem, estudar o assunto, procurar descobrir quais são as crenças que limitam, o que pode ter ocasionado estes fatores, entre outros fatores.
Comments