top of page

APLICAÇÃO FINANCEIRA ISENTO DE IMPOSTO DE RENDA

  • custoseganhosconsu
  • 9 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2022

O governo se beneficia de quase todo rendimento. E, o imposto de renda incide sobre a maioria dos investimentos. Porém, existem algumas aplicações que o governo abre mão, como é o caso da caderneta de poupança, e é importante conhecer as opções antes de decidir por algum investimento.


A caderneta de poupança é a aplicação financeira mais popular e é onde a maioria das pessoas iniciam seus investimentos. Apesar disso, a maioria dos conselheiros financeiros dizem que a poupança não é a melhor opção, pois rende muito pouco. Porém em tempos de juro baixo, como a que estamos vivendo agora, alguns fundos começam a perder para a poupança por causa do imposto de renda e da taxa de administração dos fundos. Por isso a famosa caderneta de poupança continua competitiva, já que ela não tem imposto de renda e nem taxa de administração.


Outras aplicações que não tem imposto, pois são isentas de imposto de renda, são as LCA e LCI, que são Letras de Crédito do Agronegócio e Letras de Crédito Imobiliária, respectivamente. Para pessoas físicas ainda existe a dupla CRA e CRI, que é o Certificado de Recebíveis do Agronegócio e o Certificado de Recebíveis Imobiliário, respectivamente.


Contudo, se por um lado eles tem a vantagem de serem isentos do imposto e terem uma rentabilidade melhor do que em fundos, por outro lado, uma vez aplicados será mais difícil resgatar antes do vencimento. Por isso, para essas aplicações deve-se destinar um dinheiro que possa ficar investido por todo o período.


A aplicação em Debêntures Incentivadas também é isenta de imposto de renda, pois como o governo deseja incentivar o crescimento, ele abre mão do imposto de renda na tentativa de atrair mais poupadores que estejam dispostos a investir dinheiro. O que acaba sendo uma boa opção, por exemplo, em atividades do agronegócio, cuja empresa ainda não consegue obter recursos na bolsa de valores, por não ser tão grande, mas tem uma boa reputação a ponto de obter recursos para financiar suas atividades emitindo Debêntures no mercado, como as incentivadas.


E por fim, temos a venda de ações na bolsa de valores. Se o valor mensal vendido for inferior a vinte mil reais está isento de imposto de renda. Por isso, quem tem ações na sua carteira de investimentos, poderá usufruir desta faixa de isenção e realizar lucros aproveitando o benefício.


O imposto de renda é um ingrediente importante na hora de avaliar os ganhos da aplicação. Por isso, para fazer uma comparação dos diferentes tipos de aplicações da forma correta, deve-se considerar o imposto, a taxa de administração e, no caso das ações, também as taxas de corretagem, tanto na compra quanto na venda, uma vez que afetam o resultado líquido do rendimento do seu patrimônio.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page