CORTANDO CUSTO EM TEMPO DE CRISE?
- custoseganhosconsu
- 27 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2022
Você é do tipo que corta os custos somente quando vem as dificuldades em tempo de crise? Pois bem, para ajudar talvez a se conformar, a grande maioria das pessoas são assim em qualquer lugar do mundo.
Você já conheceu alguém que ficou rico cortando custos e reduzindo despesas? Pois é, o rico é rico não porque cortou custos em tempos de crise, mas porque mantém seus custos baixos mesmo em tempos de bonança. Ou seja, para que o rico transforme o dinheiro em riqueza é necessária uma disciplina rigorosa para saber gastar o dinheiro.
Em tempos de crise muitas pessoas se esforçam para cortar custos e reduzir despesas. O que é um erro. Não vai dar certo esta ideia imediatista de curto prazo apenas para adequar suas necessidades financeiras. Custo é muito mais profundo do que algo simples que possa ser tapeado superficialmente.
Custo é hábito, cultura, algo profundamente enraizado nas atitudes de todas as pessoas que estão juntas. Não é uma atitude heróica, temporária, que vai fazer com que um grito vença o dragão da ineficiência que está consumindo a margem de lucro de uma organização.
Dito isso, a melhor orientação para essas pessoas é que apenas parem de perseguir seus colaboradores com a humilhante atitude de reduzir despesas e gastem o dinheiro, ao invés de economizar.
Isso mesmo, ensinem a gastar corretamente o dinheiro. Na verdade, as pessoas estão acostumadas a serem cobradas para economizar, a não gastar, a se sacrificar para sobreviver dentro de um orçamento limitado. Por isso, quando uma pessoa recebe a orientação de que é para gastar corretamente, como a mente não está acostumada com isso, faz com que pare e pense o que isso significa antes de sair gastando.
Economizar é muito mais fácil do que gastar corretamente. Usar o dinheiro da forma certa exige que a pessoa pare e pense se está correto usar aquela quantia para aquela finalidade. E quando mais e mais uma pessoa pensar sobre como usar o dinheiro, começa a descobrir que muitos gastos, se não a maioria, simplesmente não precisa de dinheiro para resolver.
Sendo assim, quando o líder de uma organização aprende a orientar seus colaboradores a pararem para pensar na melhor maneira de usar o dinheiro, todos começam a ganhar.

Comentários