COMO CRIAR UM CLIMA AGRADÁVEL NO INÍCIO DE UMA REUNIÃO
- custoseganhosconsu
- 2 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Que nunca participou de uma reunião, que se arrastou por intermináveis discussões, e saiu cansado, com corpo dolorido e frustrado pela sensação de não terem resolvido o assunto principal?
É comum, durante as discussões, se desviar do caminho principal e discutir assuntos acessórios, debater temas que caem de paraquedas e roubam a atenção. No fim, a única coisa que se faz é marcar a “próxima reunião” para resolver o assunto que era motivo dessa reunião.
Horrível, não é? Mas essa ineficiência nas reuniões acontece nas empresas, nos governos, nas igrejas e em qualquer lugar que junte seres humanos em torno de uma mesa.
Por outro lado, às vezes, acontecem reuniões proveitosas e que transcorrem em um clima agradável do início ao fim, em que as pessoas discutem com foco o assunto principal e em pouco tempo se consegue chegar a um consenso. E assim, as pessoas saem da reunião com a agradável sensação de dever cumprido, uma vez que a questão foi resolvida e a solução está encaminhada.
Contudo, a maioria das reuniões “azedam” porque o assunto principal entra em pauta muito cedo. Sabe por que? O assunto que será discutido é sempre um problema, caso contrário não haveria necessidade da reunião, e ninguém gosta de problemas. Por isso, a maioria já entra na reunião com aquela cara de chatice por estar “de novo” tendo que solucionar um problema. Assim, como a maioria está com o coração fechado, tensa e louca para se livrar do problema sem se envolver, os presentes não conseguem chegar no consenso devido a energia do ambiente, que tira apenas o lado ruim de cada um.
Então, a dica é criar um clima agradável no início da reunião, antes do assunto principal. E, para isso, quem coordena a reunião pode adotar alguns métodos que proporcionem alegria e paz de espírito para quem participa do encontro. Pode ser a leitura de um trecho religioso ou de autoajuda, por exemplo, ou alguma outra forma que faça acalmar a inquietação da alma. Qualquer truque que preencha o coração dos participantes com valores como o amor, perdão e a gratidão.
Isso pode tomar alguns minutos preciosos, mas será um valioso tempo investido no início da reunião, pois assim que as pessoas se desarmarem, ficarão mais receptivas e abertas a cooperarem para o bem do próximo. Assim, como consequência, a reunião irá transcorrer de forma agradável, onde cada um dá o melhor de si.

Comentários