top of page

APRENDA A LER O BALANÇO DA EMPRESA

  • custoseganhosconsu
  • 13 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2022

Seus gerentes sabem ler o balanço da empresa? Tão importante quanto o dono da empresa compreender minuciosamente o relatório principal são os gerentes terem o relatório em mente, caso contrário o corpo gerencial será incapaz de identificar situações importantes para a empresa e, consequentemente, tomar as decisões certas.


Como saber se seus gerentes sabem ler o balanço da empresa? Pergunte a qualquer um “qual é margem da empresa?” e, provavelmente, você verá que este gerente, que está na sua empresa há 30 anos, fará cara de interrogação. Isso porque, muitos funcionários que ocupam cargo de gerência, não fazem ideia dos principais indicadores de desempenho da empresa. Por isso, é comum que quando bate a crise no mercado, estes gerentes não fazem ideia de qual botão apertar para se adaptar a novos tempos e esperar o líder os direcionar.


Por isso, é necessário ensinar os gerentes a lerem o balanço. Eles precisam ser preparados pouco a pouco, ao longo do tempo, para compreender a evolução da empresa, refletido no balanço mensal da empresa. Este balanço pode ser apenas o que reflete a operação da empresa.


Pela minha experiência, sei que levam anos para as pessoas aprenderem. Por que? Porque uma coisa é a teoria e outra é a pratica e a prática é necessária para aprender corretamente!


Por exemplo, quando o estoque de algum produto parado é “queimado”, a primeira coisa que o gestor faz é conferir se o lucro aumentou. Contudo, para a sua decepção, ele identifica que nada mudou, apenas foi trocado o ativo parado no estoque pelo dinheiro líquido na conta ativo banco.


Experiências como estas são bastante instrutivas para quem pratica e também para quem tem a oportunidade de observar. Pois, a repetição constante de erros e acertos faz com que, com o tempo, se crie a cultura de gestão e a consciência sobre o instrumento balanço e demonstração de resultado.


A partir da compreensão da correlação entre o experimento no físico e seu consequente resultado refletido no papel, suscita o gosto e motivação para experimentar cada dia uma nova maneira de melhorar o balanço.


Assim, um movimento silencioso começa a produzir resultados surpreendentes, vindos de todos os cantos da empresa, motivado por gerentes que estão pegando gosto por finalmente gerenciar atos operacionais que fazem diferença no resultado final da empresa. Este tempo normalmente demanda 4 a 5 anos, o tempo de uma faculdade que mistura teoria e prática.


Dessa forma, quando o corpo gerencial alcança este estágio, consequentemente haverá a necessidade de apurar os resultados por área de gestão. Ou seja, é quando o ambiente para implantação do centro de custo para apuração de resultado por área está maduro para um salto de excelência empresarial.


Posts recentes

Ver tudo
ALGUNS CUIDADOS COM O USO DO PIX

As instituições religiosas como templos e igrejas recebem muitas doações em moedas e cédulas de pequeno valor. Estes “dinheiros pequenos”...

 
 
 

Comments


bottom of page